São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Cultura fará seriado sobre Malba Tahan

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A grande aposta da TV Cultura em 2006 será uma série de 26 episódios baseada no clássico "O Homem que Calculava" (recomendado nas escolas por incentivar o aprendizado de matemática) e na biografia de seu autor, Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza (1895-1974).
Cada capítulo custará cerca de R$ 80 mil e contará uma história do começo ao fim. A série está sendo escrita pelo dramaturgo Atílio Bari, que já fez uma adaptação de "O Homem que Calculava" para o teatro. Segundo Marcos Mendonça, presidente da Cultura, só faltam acertos burocráticos com os descendentes do escritor para dar início à produção.
Mello e Souza se passava por Malba Tahan porque suas histórias, com seu verdadeiro nome, eram recusadas. Ele criou um personagem (acreditava-se que Tahan era árabe e que morrera lutando por uma tribo africana). Manteve o segredo por 30 anos.
"O Homem que Calculava" conta a saga de Beremiz Samir, um pastor persa que desenvolve uma incrível habilidade matemática, resolvendo os mais intricados problemas. "Era um alter ego de Mello e Souza", diz Bari.
A série da TV será ambientada no Rio dos anos 50. Mello e Souza será professor de um colégio. Os personagens da escola serão transpostos para narrativas num mundo árabe, tiradas de "O Homem que Calculava" e de outros livros de Malba Tahan.

OUTRO CANAL

Mais real 1 Silvio de Abreu, autor de "Belíssima", mudou de idéia: não vai mais criar um programa de TV para as ex-vedetes Mary Montilla (Carmen Verônica) e Guida Guevara (Íris Bruzzi). Dará a elas "um grande show de teatro". "Achei que programa de TV, na TV, não rende muito. Já fiz em ‘As Filhas da Mãe’. Seria repetir", diz.

Mais real 2 O show das hilárias personagens de "Belíssima" será comandado por Carlos Manga, grande diretor de chanchadas nos anos 50. Manga, que já foi citado na novela como ex-"affair" de ambas as vedetes, aceitou participar da trama, como ele mesmo.

Intervalo Silvio Santos não gostou nada da audiência do último "Domingo Legal". Ao vivo, o programa deu apenas nove pontos, quase metade do "Domingão do Faustão" (gravado). Pediu providências urgentemente. Para hoje.

Vaca parada Já faz quase dois meses que todas as vaquinhas da "Cow Parade" desapareceram das ruas de São Paulo. Mas o açougue do bairro de Campos Elísios cenográfico de "Belíssima", que fica no Projac (Rio), ainda tem uma. É a "cow parada".

Fiscal parado Paralisado também está o figurante de "Belíssima" que se passa por marronzinho (fiscal de trânsito). Só ele não multa motoristas que estacionam sobre calçadas _infração cometida por Bia Falcão (Fernanda Montenegro) na semana passada.

E-mail- dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Big Bode Plasil! A gente somos inútil!
Próximo Texto: Filmes de hoje - TV paga: Missões impossíveis de Scorsese e Michael Mann
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.