São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV PAGA

Missões impossíveis de Scorsese e Michael Mann

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pode um homem, sozinho, dar conta de toda a humanidade? Esta é uma questão que acompanha o Jesus de "A Última Tentação de Cristo" (Telecine Cult, 19h05). Mas que não acompanha o diretor Martin Scorsese, mais convicto de que uma só pessoa não pode ajeitar isto aqui, que o mundo é feito por vários homens e que ainda está longe, bem longe, de ser um paraíso.
Scorsese, contudo, deixa que seu personagem indague sobre sua missão na Terra porque será desta forma que ele terá convicção sobre a legitimidade de seu mandato como Messias, que até então lhe era algo imputado, como uma herança forçada. Esquecendo-se do berço, Cristo tomará decisões, refletirá sobre seu alcance político, terá inclusive a chance de assistir a como seria sua última tentação, aquela que faria dele um homem comum.
É uma visão quase existencial, esta de Scorsese, porque enxerga o homem por aquilo que ele faz, jamais pelo que ele é. Em outras palavras, será uma opção, quando já pregado na cruz, que fará de Cristo... Cristo.
Algo semelhante acontece com o campeão Muhammad Ali de "Ali" (Fox, 22h), de Michael Mann. Apesar de ter nascido anônimo, Ali herdará, graças ao boxe, sua missão num mundo em nada diferente daquele deserto humano no qual Cristo viveu quase dois milênios antes. Será um pepino e tanto porque, como atleta negro, ele terá de dar conta de toda a questão racial nos EUA.
Mas, aqui, diferentemente do Cristo de Martin Scorsese, que aceita no final das contas a sua herança, Muhammad Ali chegará à conclusão, após tantas lutas pelo mundo que culminam no infernal Zaire, de que sua missão é de fato impossível. Porque o mundo é muito maior do que ele. Porque, de fato, um só homem não pode dar conta de tantas coisas deste mundo.

Texto Anterior: Televisão - Daniel Castro: Cultura fará seriado sobre Malba Tahan
Próximo Texto: TV aberta: "Nunca te Vi" mostra amor entre Bancroft e Hopkins
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.