São Paulo, Sexta-feira, 15 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MPB
Compilação traz gravações desconhecidas
CD traça panorama alternativo da bossa

CARLOS CALADO
especial para a Folha

O ano que comemorou os 40 anos da bossa nova está terminado, mas essa efeméride ainda rende tributos e releituras. Além do novo CD da cantora Rosa Passos, também está chegando às lojas a compilação importada "A Trip to Brazil - 40 Years of Bossa Nova".
Selecionadas pelo produtor carioca Arnaldo de Souteiro, as 50 faixas dessa antologia -CD duplo editado pelo selo europeu Motor Music- traçam um panorama alternativo do estilo que modernizou a MPB.
Medalhões do gênero, como João Gilberto, Tom Jobim, Roberto Menescal e Sérgio Mendes, foram incluídos na seleção das faixas. Porém a ênfase recai sobre gravações menos conhecidas, algumas até raras, feitas apenas por instrumentistas.
Como se traçassem diferentes roteiros de viagem pelo mesmo universo, os dois volumes exibem gravações em ordem predominantemente cronológica.
O primeiro CD parte de "Eu Quero Um Samba" (de Janet de Almeida), na divertida gravação de 1953, com o grupo vocal Os Namorados, que destacava o acordeão de João Donato. Termina com "Você Esteve com Meu Bem" (de João Gilberto e A.C. Martins), que Caetano Veloso incluiu no show "Fina Estampa".
O megahit "The Girl From Ipanema" -com João Gilberto, Astrud Gilberto e o saxofonista americano Stan Getz, nos EUA, em 1963 -abre o segundo volume, que reencontra João Gilberto, 27 anos mais tarde, em "Eu Sambo Mesmo".
Pesquisando catálogos dos antigos selos Elenco e Forma ou cavoucando os arquivos da Philips brasileira, da Verve norte-americana, e da alemã MPS, Souteiro localizou pequenas preciosidades, como a gravação de "Tania", que Meirelles e os Copa 5 fizeram em 1964.
Sem ser revisionista,o CD enriquece a história sonora da MPB ao resgatar um lado menos popular da bossa.


Disco: A Trip to Brazil Lançamento: Motor Music (importado) Quanto: R$ 50, em média (CD duplo)



Texto Anterior: Televisão - Telmo Martino: Matheus e Guel Arraes, mágicos
Próximo Texto: Rosa Passos canta Tom Jobim
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.