São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Trainspotting' não vive só no roteiro

MARIANE MORISAWA
da Redação

Na linha veja o filme-compre o disco-leia o livro, a editora Rocco está lançando em um volume os roteiros dos filmes ``Trainspotting'' e ``Cova Rasa'', ambos escritos por John Hodge e dirigidos por Danny Boyle.
Trilhas sonoras e livros que inspiram películas podem sobreviver sem os filmes. Já os roteiros, não.
Por isso, não é recomendável ler o roteiro antes de assistir à obra cinematográfica em que ele resultou. Há um sério risco de que a leitura se torne chata.
Isso porque os roteiros têm uma série de interferências que atrapalham a leitura fluente, como as indicações de tempo e lugar.
Mas eles podem se tornar bastante interessantes se o filme já tiver sido visto. Em ``Trainspotting'' e ``Cova Rasa'', por exemplo, há cenas do roteiro que foram excluídas da versão final e, portanto, do filme.
``Trainspotting'' conta a história de um bando de amigos de Edimburgo, Escócia, que não têm emprego e vivem bebendo e se drogando.
Só que, em vez de mostrar apenas o lado barra-pesada do vício, trata com humor seus personagens e procura não dar justificativas para o uso de heroína ou outras substâncias. As pessoas do filme as usam e ponto. Além disso, alguns dos viciados tentam se livrar das drogas -e conseguem.
O filme causou polêmica -no Brasil, um advogado tentou impedir a exibição, por considerar que ele fazia apologia das drogas.
Já ``Cova Rasa'', que foi filmado antes, conta a história de três amigos que dividem um apartamento em Edimburgo.
Alugam um dos quartos a Hugo, que morre pouco depois, deixando uma mala cheia de dinheiro. De yuppies moderninhos eles passam a ladrões e, na sequência, a assassinos frios, sem nenhuma piedade ou remorso. Não há razões pessoais. Eles fazem tudo apenas pelo dinheiro.
Os dois roteiros apresentam um traço comum: os amigos, tão essenciais na adolescência, de repente deixam de importar. E, assim, é mais fácil poder traí-los.
A indicação de ``Trainspotting'' ao Oscar de roteiro adaptado é um motivo a mais para ler o livro.


Livro: Trainspotting & Cova Rasa Autor: John Hodge Editora: Rocco Quanto: R$ 28 (256 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã