São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site mostra censura a obras de arte

especial para a Folha


Com o tema da censura à obra de arte, "The File Room" é um dos trabalhos de Antoní Muntadas de cunho político mais evidente, usando a Internet como suporte e veiculação. É um dossiê sobre censura a obras de arte, em todos os lugares e tempos desde 387 a.C., quando se sugeriu a proibição leitura da "Odisséia" de Homero por leitores imaturos, segundo o site.
Porém Muntadas recusa o papel de biblioteca ou enciclopédia, preferindo vê-lo como canal de troca de informações e debates.
Como referência, o site tem ganho notoriedade desde sua criação para a Randolph Street Gallery, em Chicago, em 94. O endereço aparece frequentemente em listas de links recomendados por páginas culturais. Na origem, a obra virtual acompanhava uma instalação, vista por mais de 80 mil pessoas e repetida em Lyon (95), Paris (96), Barcelona (96) e Hamburgo (96).
O site pode ser pesquisado por meio de quatro categorias: datas, locais, motivos para censura e mídias. A América Latina aparece com dezenas de casos, mas ocorrências brasileiras ainda não foram inscritas. Qualquer pessoa pode submeter o acréscimo de casos, incluindo fotos ou mesmo sons: www.thefileroom.org. (AM)


Texto Anterior: Artista interpreta língua do poder
Próximo Texto: Vídeo: Relatos mostram sociedade ticuna
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.