São Paulo, sexta-feira, 15 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Filme é "Apocalipse Now" urbano

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

"Há quanto tempo você tem sido um porco?", pergunta um traficante a Jake Hoyt (Ethan Hawke), um policial novato da divisão de narcóticos.
Em seu primeiro dia de treinamento, Hoyt aprende com o veterano e afamado Alonzo Harris (Denzel Washington) que nenhum policial sobrevive nas ruas sem se sujar até a alma.
"Dia de Treinamento" pode partir de um velho clichê, a relação do policial aprendiz com o veterano, mas se consolida como um thriller acima da média por privilegiar o fundo à forma, no caso do gênero, a dramaturgia à ação. A força do filme, nesse sentido, está no personagem paradigmático de Denzel Washington. Policial competente, Alonzo levou até o fim a necessária ambiguidade moral de seu dever, ultrapassando os limites da lei. Agora, parece não conseguir voltar.
O suspense de "Dia de Treinamento", aliás, gira em torno dessa possibilidade: Hoyt, o "policial ideal" cuja subjetividade representa a visão do espectador, espera que todas as ilegalidades cometidas ao longo do dia por Alonzo, o "policial real", sejam revertidas em favor da lei, mas seu novo mentor teima em alargar os limites. A ambivalência do filme não está apenas no fato de que Hoyt não sabe se Alonzo pratica a lei em favor do crime ou o crime em favor da lei, mas também no fato de que Alonzo, em incivilidade, ensina Hoyt a ser livre.
A liberdade de Alonzo é a de um personagem clássico hollywoodiano, a do "cara mau do lado bom da lei" do cinema noir, anti-herói originário da literatura policial americana. Mas não é para recair em velhos clichês que Washington transcende o estigma de herói da era politicamente correta. Elevando à última potência seu habitual tom afirmativo, ele chega a conceber aqui um personagem "bigger than life": seu Alonzo está, em sua vontade de potência, para além do bem e do mal.
"Dia de Treinamento" pode ser visto afinal como uma variação urbana e interna de "Apocalipse Now", com Alonzo no papel de Kurt, o ex-homem verídico que se perdeu no inconsciente bárbaro americano por levar o seu dever até o fim e Hoyt como o aprendiz/espectador que, em sua viagem ao "coração das trevas", defronta-se com o fascínio dessa inconsciência e aprende a não se deixar levar pelo canto da sereia.


Dia de Treinamento
Training Day    
Direção: Antoine Fuqua
Produção: EUA, 2001
Com: Denzel Washington, Ethan Hawke
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Eldorado e circuito




Texto Anterior: "Dia de Treinamento": Washington encarna vilão em novo filme
Próximo Texto: "Sexy Beast": Filme se perde com típico gangsterismo londrino de fachada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.