UOL


São Paulo, sábado, 15 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

O Meu Melhor Companheiro
SBT, 14h.
  
(Old Yeller). EUA, 57, 83 min. Direção: Robert Stevenson. Com Dorothy McGuire, Fess Parker. Menino traz para casa um cachorro que encontra na rua com péssimas referências, pois é velho, feio e bagunceiro. Mas o menino seduzirá o cão, e o cão seduzirá a família. Infantil realizado por especialista no gênero.

Ameaça no Ar
Record, 22h30.
 
(Stealth Fighter). EUA, 99, 88 min. Direção: Jim Wynorski. Com Ice-T, Costas Mandylor. A serviço de um traficante de armas, Ice-T chantageia o governo americano, num filme que antecipa, de certo modo, o imaginário da América bushiana. Enfim, talvez seja um filme à frente de seu tempo.

Rosa de Fogo
Globo, 23h25.
 
(Spanish Rose). EUA, 93, 96 min. Direção: Bob Misiorowski. Com Michael Paré, Barbara Carrera. Policial demitido (fracassou no caso em que seu parceiro morreu) topa trabalhar como guarda-costas da mulher de um gângster. O trabalho lhe dá chance de descobrir ligações entre a morte do parceiro e as atividades do patrão.

Os Eleitos - Onde o Futuro Começa
SBT, 23h45.
    
(The Right Stuff). EUA, 83, 192 min. Direção: Philip Kaufman. Com Sam Shepard, Scott Glenn. Astronautas participam de programa espacial dos EUA. Paralelamente, um aviador, transformado em herói obsoleto, continua a quebrar de maneira solitária os seus recordes. Ou: o que é um herói? Ou: o que é um homem? Ou: o que é o tempo? Um belo, belíssimo filme, com um subtítulo brasileiro que, francamente, não faz sentido.

Dia da Justiça
SBT, 3h15.
 
(Deadlocked). EUA, 2000. Direção: Michael W. Watkins. Com David Caruso, Charles S. Dutton. Pai sequestra o júri que condenou seu filho por estupro e assassinato. Para libertar os jurados, exige que o promotor do caso prove, em um dia, a inocência do rapaz. Feito para TV.

O Sequestro
SBT, 5h30.
  
(Captive). EUA, 91. Direção: Michael Tuchner. Com Joanna Kerns, Barry Bostwick. Casal com sua filha pequena são sequestrados e mantidos reféns durante dias. Quando conseguem escapar, os bandidos são presos pela polícia. Daí em diante, a batalha do casal será tentar retomar a vida normal. (IA)

O mistério dos olhos de Malkovich

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Para Rubem Biáfora (1922-1996), grande crítico do passado, o olhar era o que há de mais essencial no ator de cinema. De tal atriz, disse certa vez que ela estragou um filme por ser vagamente estrábica.
Mudam os tempos ou mudam os atores. Quem dirá, hoje, que John Malkovich estraga um filme por ser um tanto vesgo? Ou Daniel Auteuil? Há outros casos a verificar, com toda certeza.
Grandes atores costumam contornar as deficiências. Neste caso preciso, no entanto, esses atores tiram partido da peculiaridade do olhar. Neste fim de semana será possível verificar em dois filmes como John Malkovich faz do estrabismo uma virtude: "Ligações Perigosas" (domingo, 15h, Cinemax Prime), de Stephen Frears, e "A Sombra do Vampiro" (domingo, Telecine Premium, 21h55), de Elias Mehridge.
Em ambos os casos, o estrelato é compartilhado. Em "Ligações", com Michelle Pfeiffer e Keanu Reeves; em "A Sombra", com Willem Dafoe (neste último quem brilha mesmo é Dafoe, mas isso é outra história). Em "Ligações Perigosas", adapta-se o célebre romance epistolar de Laclos. O segundo filme é uma notável ficção sobre as filmagens do "Nosferatu" de F.W. Murnau.
Na pele do visconde de Valmont, em "Ligações", o estrabismo de Malkovich parece a expressão visível da tortuosidade de sua alma, que os olhos ao mesmo tempo mostram e escondem.
Na pele de F.W. Murnau, em "A Sombra", o estrabismo como que distancia sutilmente o personagem do espectador, tornando mais misteriosas suas intenções, no momento em que faz uma absoluta obra-prima.
Esse retraimento da figura, tão próprio de Malkovich, tem muito a ver com seus olhos, que em certa medida o isolam do mundo. Tem a ver também com seu carisma. E com essa espécie de mistério que levou alguém a fazer um filme cujo protagonista era o interior de sua cabeça.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Inédito! Vai ter rodízio de Beira-Mar!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.