São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreógrafa prepara novo festival

DO ENVIADO A WUPPERTAL

Há três anos, a coreógrafa Pina Bausch comemorou os 25 de sua companhia em Wuppertal com um grande festival.
Além de apresentar sete peças do repertório, convidou artistas de todo o mundo, como o bailarino russo Mikhail Baryshnikov, o coreógrafo norte-americano William Forsythe e até o brasileiro Caetano Veloso.
"Foi um momento especial, fez bem à companhia e, por isso, vamos organizar outro festival", diz. O evento acontecerá no próximo mês de outubro e seu ponto de partida será a remontagem de três de suas primeiras peças -duas de 1977, "Os Sete Pecados Capitais", com música de Kurt Weill e texto de Bertolt Brecht, e "Komm, Tanz Mit Mir" (Vem Dançar Comigo). Esta última, que teve no papel principal a bailarina australiana Josephine Ann Endicot, já está sendo ensaiada com sua participação.
Outra remontagem será "1980", do ano a que o título da peça se refere, considerada uma das mais fortes encenações da coreógrafa. O tema é a morte de seu marido Rolf Borzig, que ocorrera naquele ano.
Bausch também apresentará quatro peças de criação recente: "O Limpador de Vidraças" (97), "Masurca Fogo" (98), "O Dido" (99) e "Wieseland" (2000).
Da mesma forma que no festival de 98, a coreógrafa trará a Wuppertal amigos e companhias que encontrou em suas viagens. Do Brasil, Caetano Veloso já confirmou presença e ainda espera-se resposta de Carlinhos Brown.
No ano passado, a companhia de Bausch apresentou-se na Coréia do Sul. De lá, ela traz a performer Eun Me Ahn e a Companhia Nacional de Dança da Coréia do Sul.
Participam ainda a companhia belga C. de la B., com a peça "Lets op Bach", de Alain Platel, e o coreógrafo japonês Saburo Teshigawara. O bailarino da companhia de Pina Domenique Mercy apresentará ainda um duo com o coreógrafo húngaro Joseph Nadj, criado para o festival de Avignon de 2000. (FCY)


Texto Anterior: Dançando na selva
Próximo Texto: Panorâmica - Televisão: Globo afasta Dedé e mais 12 da "Escolinha"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.