São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esculturas de Resende soam como improviso em oito movimentos

DA REPORTAGEM LOCAL

Oito novas esculturas do artista plástico José Resende trazem música à galeria Raquel Arnaud, a partir hoje. Mas é música para os olhos, e não para os ouvidos. "É um improviso em oito movimentos", diz Resende, 57.
As obras, realizadas com calotas -em metal ou parafina-, tratam do deslocamento. Ao sobrepor as calotas em várias posições, as esculturas funcionam com o registro de um movimento -ou a possibilidade dele. "E o movimento sempre acaba em música, não é?", questiona o artista.
"Três Graças", obra situada na entrada da galeria, é um bom exemplo desse conceito. Feita para ser exposta em ambientes externos, a escultura é a conexão de três pesadas calotas com fios e tubos. O denso eleva-se em estruturas frágeis, levando o olhar a um movimento contínuo. E, sujeita à chuva, a obra ganha até balanço próprio. Há outras obras que literalmente flutuam na galeria.
Após José Resende ter realizado a grande instalação com vagões de trens no artecidadezonaleste (mostra encerrada no mês passado), na Radial Leste, a dimensão da nova mostra se tornou especialmente aconchegante. Se fosse música, seria de câmara.
Arquiteto por formação, integrante de grupos e movimentos artísticos nos anos 60 e 70, como o grupo Rex (66 e 67) e Escola Brasil (70 a 74), Resende continua desenvolvendo um trabalho fiel à sua geração e, ao mesmo, mantém frescor contemporâneo.
(FABIO CYPRIANO)


JOSÉ RESENDE - mostra com oito esculturas do artista paulista. Quando: abertura hoje, às 11h; de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 14h. Até 27/ 7. Onde: Gabinete de Arte Raquel Arnaud (r. Arthur de Azevedo, 401, SP, tel. 0/xx/ 11/3083-6322). Quanto: entrada franca, obras de US$ 25 mil a US$ 65 mil.


Texto Anterior: 500 anos de Arte Russa: Oca expõe visão ocidentalizada soviética
Próximo Texto: Bienal de arquitetura: Depredação ameaça Brasil em Veneza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.