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Curtas poderão ser vistos em São Paulo
do enviado a Vila do Conde
Diversos curtas que concorreram em Vila do Conde serão exibidos no 10º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São
Paulo, que acontece entre 19 e 28
de agosto, sob direção de Zita
Carvalhosa.
Representando o festival paulistano, a cineasta Andréa Seligmann, 28, esteve no mês passado
em Hamburgo, na Alemanha, e,
no festival de Vila do Conde. "Fiquei surpresa com a alta qualidade dos curtas portugueses. Estão
bem melhor que antes", afirmou.
Conheça alguns dos títulos que
você poderá assistir em São Paulo
no mês que vem:
"More", de Mark Osborne,
EUA, 1998, 6 minutos - A melhor
animação de massinha exibida no
festival português. Trata de criaturas que vivem numa cidade cinzenta até que um deles fabrica um
binóculo capaz de colorir o mundo. O final é um tanto previsível,
mas funciona.
"The Zone", de Ben Van Lieshout, Holanda, 1998, 18 minutos
-Documentário sobre o cotidiano
de prostitutas que levou o primeiro prêmio no festival de Hamburgo, no mês passado. Não mostra
uma única mulher, apenas suas
vozes são ouvidas enquanto a câmera passeia pelas zonas de prostituição. Nessas entrevistas, há declarações impressionantes.
"Entretanto", de Miguel Gomes, Portugal, 1999, 25 minutos
-Vencedor de melhor direção e
melhor fotografia na competição
nacional em Vila do Conde. Não
há muita história, apenas uma garota e dois rapazes que formam
um triângulo amoroso. Toca música da Doris Day e dos Kinks.
"Bunny", de Chris Wedge,
EUA, 1998, 7 minutos - Uma coelha idosa às voltas com uma mariposa. O final sentimentalóide (e
sem sentido) e os bonecos e cenários (belos, mas frios), construídos por computadores de última
geração, são pistas para entender
porque esse filme ganhou o Oscar
deste ano na categoria animação.
"Huset Pa Kampem", de Pjotr
Sapegin, Noruega, 1998, 7 minutos - Outra afirmação de massinha com bichinhos, mas esta é
mais bem-humorada. Um homem compra uma casa, mas lá já
vive uma ratazana. Todas as tentativas que o infeliz faz para matá-la são entendidas como provas de
carinho, enfim, um amor a nascer.
"Vacancy", de Mathias Muller,
Alemanha, 1998, 14 minutos - Um
filme sobre a capital do Brasil. A
fita tem cenas novas, alternadas
com filmagens amadoras feitas
em Brasília nos anos 60. A montagem lenta e os comentários sussurrados (como "uma cidade que
se cria a partir do nada") contribuem para que os 14 minutos pareçam mais.
"Film Ist Material", de Gustav
Deutsch, Áustria, 1998, 10 minutos - Uma rápida sucessão de diversas fotografias arruinadas dura metade do filme. Em seguida,
aparecem algumas contas matemáticas. Por fim, fotogramas de
uma mulher aumentam a velocidade até criarem movimento.
(IF)
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