São Paulo, Sexta-feira, 15 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controvérsia cerca roteiro

da Redação

"Mauá", o filme, deve muito a "Mauá", o livro. É o que acha o autor do best seller "Mauá, Empresário do Império", o jornalista e escritor Jorge Caldeira.
Segundo Caldeira, sequências inteiras, inclusive seguindo a mesma ordem, e personagens que hoje estão nas telas só poderiam ter saído das páginas de seu livro. A produção do filme, no entanto, diz que fez uma pesquisa ampla, que não se baseou em uma biografia específica de Mauá.
O roteiro para o qual o patrocínio do Ministério da Cultura foi concedido teria sido baseado em duas obras: "Mauá", de Alberto Faria, e o prefácio de Claudio Gannz para "Exposição aos Credores", do próprio Mauá.
O livro, que ficou entre as cinco publicações de não-ficção mais vendidas em 1995, ano em que foi lançado (ranking Datafolha), está na 11ª edição e já vendeu, até hoje, 94,5 mil cópias.
(FRANCESCA ANGIOLILLO)

Livro: Mauá, Empresário do Império Autor: Jorge Caldeira Editora: Companhia das Letras Quanto: R$ 36,50 (560 págs.)


Texto Anterior: Mauá - Empreendimento nacional de Sergio Rezende
Próximo Texto: Filme inventa o cinema de investidor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.