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CRÍTICA
Longa é parábola moderna melhor que "Priscilla"
ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA
Para um segmento do público, eu poderia dizer que
"Hedwig" é o novo "Priscilla". E
melhor: é verdadeiro e não é careta. Para outro, diria que é inspirador. Em forma de musical "punk
rock/neoglam", a história do jovem alemão que sofre uma malsucedida operação para mudar de
sexo é contada de modo doce,
criativo, romântico e contemporâneo. Sem juízo de valor, vemos
a absurda Hedwig em sua tentativa de encontrar "sua metade" e de
conseguir o crédito das canções
roubadas por um amante.
Essa é a história, mas o filme é
muito mais. Trata-se da filmagem
do famoso musical homônimo
que se consagrou primeiro no underground nova-iorquino, depois
no circuito off-Broadway, para
então chegar às telas pelas mãos
da Killer Films, da poderosa
Christine Vachon ("Meninos Não
Choram", "Velvet Goldmine").
Enquanto isso, virava CD e ganhava o mundo, com versões de
Los Angeles a Colônia.
Metade do êxito de "Hedwig"
vem de juntar as pessoas certas: o
personagem foi criado por John
Cameron Mitchell, que encarna
Hedwig, além de também dirigir
o filme. Conheceu o compositor
Stephen Trask, que à época trabalhava na noite drag-performática
Squeeze Box, no Don Hill, em Nova York. Lá os dois fizeram "laboratório" para a criação da transex,
que ganhou verossímil roupagem
anos 80 (Gaultier, Ozbek) nas
mãos de Arianne Philips, a stylist
de Madonna, e do beauty artist
Mike Potter, que criou as perucas.
Elas ajudam a contar a história,
como no vestido de cabelo da parte do trailer que vira palco.
É pura delícia fashion e ode ao
rock, colocando no pedestal Lou
Reed, Iggy Pop e David Bowie
-mas também Tina Turner e Nico. Apesar do assunto, o clima é
de glam e diversão, mesmo nas
passagens mais decadentes ou
underground. O filme é uma parábola moderna. Independente
da opção sexual, todo mundo já se
sentiu um dia como Hedwig.
Hedwig - Rock, Amor e Traição
Hedwig and the Angry Inch
Direção: John Cameron Mitchell
Produção: EUA, 2001
Com: John Cameron Mitchell
Quando: a partir de hoje nos cines Belas
Artes, Cinearte, Lumière e Top Cine
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