São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2001

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CRÍTICA

Longa é parábola moderna melhor que "Priscilla"

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Para um segmento do público, eu poderia dizer que "Hedwig" é o novo "Priscilla". E melhor: é verdadeiro e não é careta. Para outro, diria que é inspirador. Em forma de musical "punk rock/neoglam", a história do jovem alemão que sofre uma malsucedida operação para mudar de sexo é contada de modo doce, criativo, romântico e contemporâneo. Sem juízo de valor, vemos a absurda Hedwig em sua tentativa de encontrar "sua metade" e de conseguir o crédito das canções roubadas por um amante.
Essa é a história, mas o filme é muito mais. Trata-se da filmagem do famoso musical homônimo que se consagrou primeiro no underground nova-iorquino, depois no circuito off-Broadway, para então chegar às telas pelas mãos da Killer Films, da poderosa Christine Vachon ("Meninos Não Choram", "Velvet Goldmine"). Enquanto isso, virava CD e ganhava o mundo, com versões de Los Angeles a Colônia.
Metade do êxito de "Hedwig" vem de juntar as pessoas certas: o personagem foi criado por John Cameron Mitchell, que encarna Hedwig, além de também dirigir o filme. Conheceu o compositor Stephen Trask, que à época trabalhava na noite drag-performática Squeeze Box, no Don Hill, em Nova York. Lá os dois fizeram "laboratório" para a criação da transex, que ganhou verossímil roupagem anos 80 (Gaultier, Ozbek) nas mãos de Arianne Philips, a stylist de Madonna, e do beauty artist Mike Potter, que criou as perucas. Elas ajudam a contar a história, como no vestido de cabelo da parte do trailer que vira palco.
É pura delícia fashion e ode ao rock, colocando no pedestal Lou Reed, Iggy Pop e David Bowie -mas também Tina Turner e Nico. Apesar do assunto, o clima é de glam e diversão, mesmo nas passagens mais decadentes ou underground. O filme é uma parábola moderna. Independente da opção sexual, todo mundo já se sentiu um dia como Hedwig.


Hedwig - Rock, Amor e Traição
Hedwig and the Angry Inch
    
Direção: John Cameron Mitchell
Produção: EUA, 2001
Com: John Cameron Mitchell
Quando: a partir de hoje nos cines Belas Artes, Cinearte, Lumière e Top Cine




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