São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO
SEM MEDO NO CORAÇÃO
Bandeirantes, 13h. (Poetic Justice). EUA, 1993, 109 min. Direção: John Singleton. Com Janet Jackson, Regina King, Billy Zane. Segunda direção de Singleton, que começou bem, com "Os Donos da Rua", que inclusive concorreu ao Oscar. Aqui, a vida de garotas negras de Los Angeles é o centro das atenções. A verdade é que existe um refluxo dos diretores negros que surgiram com força no início da década. E o refluxo não é de talento. A conferir.

A MORTE DO INCRÍVEL HULK
SBT, 13h50.
(The Death of the Incredible Hulk). EUA, 1990, 94 min. Direção: Bill Bixby. Com Lou Ferrigno, Elizabeth Gracen. David Banner está próximo de botar as mãos na fórmula capaz de evitar suas tranformações em Hulk. O problema é que bandidos também a querem. Para as crianças, o terror: Hulk morrerá? Para os adultos, um fio de esperança.

SUPER MÁRIO BROS
Globo, 15h30.
(Super Mario Bros). EUA, 1993, 104 min. Direção: Rocky Morton/Annabel Jankel. Com Bob Hoskins, John Leguizamo, Dennis Hopper. Aventura (ou ficção científica) derivada do hoje já não tão célebre videogame, em que dois encanadores (Hoskins e Leguizamo) encontram um mundo paralelo e inusitado. Os adolescentes adoram. Estamos em férias. Então, pau na máquina.

OS SETE GATINHOS
CNT/Gazeta, 21h30.
Brasil, 1985, 120 min. Direção: Lima Duarte. Com Lima Duarte, Antonio Fagundes, Ana Maria Magalhães, Cristina Aché. Ao adaptar a obra de Nelson Rodrigues sobre a decadência de uma família burguesa, que leva as sete filhas da casa à prostituição, Neville D'Almeida optou por uma grosseria tão estridente quanto seus motivos são difíceis de compreender. O resultado é infinitamente inferior ao de "A Dama do Lotação", do mesmo realizador, baseado no mesmo autor.

QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL
Bandeirantes, 22h30.
(Four Weddings and a Funeral). Inglaterra, 1994, 117 min. Direção: Mike Newell. Com Hugh Grant, Andie MacDowell. Grant é o renitente solteirão britânico que se apaixona por atraente mulher norte-americana. Reencontrá-la será um problema sempre renovado. Há humor e Hugh Grant tem jeito de estrela.

INTERCINE 1
Globo, 0h45.
"O que os Olhos Não Vêem o Coração Sente" (1995, de Peter Markle, com Richard Dean Anderson, Joe Pantoliano) ou "Selvagens em Wall Street" (1993, de Glenn Jordan, com James Garner, Jonathan Pryce).

PERIGOSA OBSESSÃO
Bandeirantes, 2h35.
(Object of Obsession). EUA, 1994, 92 min. Direção: Gregory Hippolyte. Com Scott Valentine, Erika Anderson. Mulher recém-divorciada recebe telefonema anônimo que a leva a uma aventura erótica cujos perigos perceberá depois.

INTERCINE 2
Globo, 2h45.
"A Princesa e o Plebeu" (1953, de William Wyler, com Gregory Peck, Audrey Hepburn) ou "Um Amor no Fim do Mundo" (Austrália, 1992, de George Miller, com Olympia Dukakis, Sigrid Thornton).

TV PAGA
Deus, uma diaba e um bandido

da Redação

Dos três filmes brasileiros em destaque no dia, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (Bravo Brasil, 1h) e "O Bandido da Luz Vermelha" (Bravo Brasil, 20h) têm sido mostrados com relativa frequência.
Já o retorno de "Rainha Diaba" (Canal Brasil, 21h) merece atenção. O filme de Antonio Carlos Fontoura focaliza a vida de um dos reis do crime mais mitológicos do Rio de Janeiro, Madame Satã. A mitologia vem em parte de sua violência e também de sua homossexualidade.
Essa imagem paradoxal, a um tempo afeminada e brutal, Milton Gonçalves recuperou com muita força ao fazer o papel-título dessa ópera sangrenta e de cores berrantes, que fala de um submundo efetivamente demoníaco. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.