São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA
Exposição começa quinta- feira
Niemeyer, 91, ganha supermostra em SP

da Reportagem Local

O arquiteto Oscar Niemeyer faz 91 anos hoje, mas o presente só chega depois de amanhã. E quem ganha não é o aniversariante, mas os paulistanos, que poderão ver, a partir de quinta-feira, a supermostra "Niemeyer 90 Anos".
É a maior exposição sobre a obra de Niemeyer já feita no país. Ocupa todo o prédio da Pinacoteca do Parque, no Ibirapuera, e se estende à Biblioteca Latino-Americana, no Memorial da Barra Funda.
Painéis de obras e croquis do arquiteto ainda estarão expostos em todos os portões de acesso do parque Ibirapuera. Quatro livros serão lançados. A curadora é Cecília Scharlach, 52. A direção de arte da exposição ficou a cargo do também arquiteto Haron Cohen, 60.
A mostra, que tem entrada franca, fica em São Paulo por cerca de 40 dias, até 25 de janeiro. Depois, vai ao Rio (6 de maio a 20 de junho, no Paço Imperial, centro), Brasília, Belo Horizonte e outras capitais. Irá ainda à Alemanha e à França.
Apesar de o homenageado fazer 91 anos, a mostra se chama "Niemeyer 90 Anos", porque começou a ser arquitetada há um ano.
O próprio Niemeyer afirma não ligar para esse detalhe. "Isso de ficar contando idade é uma sacanagem, uma invenção", diz, bem-humorado. "Parei de contar nos 70."
Quanto a seu aniversário, esta noite, informa que vai "se esconder". Mas quinta-feira, às 20h, ele promete estar presente à inauguração da mostra em São Paulo.
Na segunda, estará no Rio lançando seu autobiográfico "As Curvas do Tempo - Memórias" (editora Revan, 296 págs., R$ 25).
A exposição na Pinacoteca contará com 11 módulos. Mostrarão desde os móveis desenhados pelo arquiteto até uma reconstituição do escritório em que Niemeyer trabalha até hoje, em Copacabana, no Rio. Não ficarão de fora peças como maquetes, esboços e fotos.
No Memorial da América Latina, estarão livros, vídeos e reportagens de jornais e revistas.
²


Exposição: Oscar Niemeyer 90 Anos
Quando: de depois de amanhã a 25 de janeiro (terça a domingo, das 11h às 17h)
Onde: Pinacoteca do Parque (pavilhão Manoel da Nóbrega, av. Pedro Álvares Cabral, s/nş, portão 10, parque Ibirapuera, tel. 011/549-8073)
Quanto: entrada franca
Patrocinadores: Telesp, Petrobrás e Faber-Castell





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.