São Paulo, sexta, 16 de janeiro de 1998.



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NOS EUA
Marketing do filme chega a US$ 30 milhões

CLÁUDIA PIRES
de Nova York

A estréia do último James Bond nos EUA foi cercada por uma campanha de marketing que ultrapassou os US$ 30 milhões.
Tanto investimento trouxe o resultado esperado: "O Amanhã Nunca Morre" ficou três semanas em segundo lugar da lista de melhor bilheteria no país, perdendo apenas para "Titanic", que já arrecadou US$ 200 milhões nos Estados Unidos.
O novo filme de 007 estreou no mesmo dia de "Titanic" (19 de outubro) e já fez cerca de US$ 110 milhões no país.
A previsão dos produtores é de faturar ainda mais no exterior. Para isso, os atores principais devem continuar viajando para fazer o lançamento do filme em países com grande público, como é o caso do Brasil.
Já está comprovado pelos estúdios de Hollywood: os filmes americanos lançados no exterior chegam a ter uma bilheteria até 20% maior quando os atores viajam para divulgar o produto.
Mas a estratégia para vender "O Amanhã Nunca Morre" foi elaborada muito antes do filme ser produzido. Os produtores resolveram investir no charme do personagem para associar produtos a ele, como acontece nas novelas brasileiras.
Esse marketing pode ser notado nos mínimos detalhes do filme, como nas tomadas fechadas na vodka bebida por Brosnan.
A participação de algumas marcas em cena também trouxe alguns problemas: a BMW, por exemplo, vetou uma cena do filme em que James Bond faria o carro explodir. Segundo a direção da empresa, a cena não deixa claro se o carro explode por sabotagem ou problema técnico.
Outra marca registrada pelo filme é o relógio Ômega, utilizado pelo personagem em todas as cenas aquáticas. O ator virou garoto propaganda do produto e pode ser visto na TV, jornais e revistas exibindo o relógio à prova d'água.
No final de semana passado, "O Amanhã Nunca Morre" caiu de segundo para quinto lugar nas bilheterias americanas. Mesmo assim, ainda continua faturando bem: fez cerca de US$ 8 milhões de sexta a domingo.
O filme foi superado por outras produções recentemente indicadas para receber o Globo de Ouro deste ano, como "Los Angeles - Cidade Proibida".
De acordo com os críticos, esses filmes devem crescer em bilheteria daqui em diante devido à proximidade da premiação e das indicações para o Oscar, que saem no próximo dia 10.
Apesar de ter agradado ao público, a nova aventura de James Bond não está cotada para receber indicações para esses prêmios.




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