São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Fause Haten desembarca de Nova York e confere coleção de lingeries na cidade


É lindo e caro viver em Sampa

São Paulo é a cidade mais cara do Brasil. É o que revela o novo índice criado pela Fipe, da USP, que compara o custo de vida entre nove regiões metropolitanas, mais o Distrito Federal, em 99. A pesquisa, inédita, mostra que morar na capital paulista é 20,5% mais caro. Tudo por causa da habitação. Em média, gasta-se 70% mais com aluguel e condomínio em São Paulo do que em outras capitais.

Belém, no Pará, é a capital mais barata, com um custo de vida 12,5% abaixo da média nacional.

A surpresa ficou por conta de Belo Horizonte. É econômico viver entre as montanhas de Minas. O custo de vida em BH é 7,9% menor que a média, à frente de Salvador(-7,3%) e Recife (-2,9%). O segredo está na excelente comida mineira, uma das mais baratas do país.

SAQUÊ

Massagem, xampu e fofocas

Um massagista japonês é o novo xodó de Ana Paula Arosio. Foi graças ao toque de Susumu Watanabe que ela relaxou nos intervalos da gravação do comercial da L" Oréal no último final de semana, em São Paulo. De quebra, a massagem ainda curou um princípio de resfriado.

Agora, Ana Paula se prepara para a maratona de lançamento dos novos comerciais da marca -ela é a primeira brasileira a estrelar uma campanha dos xampus franceses, inicialmente veiculada só no Brasil.

Preparando-se para encarar a nova fase de Giuliana em "Terra Nostra", continua negando que rompeu com Cláudia Raia durante as gravações da novela.

CINEMA PLIM-PLIM
Uma das novas medidas que o secretário do Audiovisual, José Álvaro Moisés, quer anunciar para superar a má fase do cinema brasileiro é a possibilidade de as redes de TV se beneficiarem de incentivos fiscais para produzir filmes.

A idéia é que elas (a bem dizer, a TV Globo) exibam antes os filmes em forma de minisséries. Assim, quando eles ganharem a tela dos cinemas, já terão grande público garantido.

A condição é que elas se associem a produtores independentes para realizar os trabalhos.

CHAPA CINZA
Causa alvoroço até hoje a intervenção do diretor Marcelo Masagão, de "Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos", na noite do Oscar brasileiro. Ele soltou a língua para criticar o Ministério da Cultura. Mas não recusou passagem que o governo pagou para que estivesse na festa. E ainda pediu um bilhete para que a filha, Julia, de 14 anos, o acompanhasse.

Masagão diz que não tinha de recusar nada e que tudo não passa de "picuinha".

A UNIÃO FAZ A FORÇA
Inocêncio Oliveira telefonou para Paulo Maluf esta semana. Queria apoio do cacique pepebista para formar bloco de parlamentares no Congresso. Combinaram de caminhar juntos em 2002.

COXIA
Gabriel Vilella está assumindo a direção artística do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), reaberto em setembro do ano passado.
Ele vai dirigir uma companhia de repertório musical, e tem como primeiro projeto um trabalho baseado na obra de Renato Russo.

Na paralela, ele embarca hoje para Londres, onde monta versão mambembe de "Romeu e Julieta" no Globe Theatre -ali só se apresenta Shakespeare.

FOG
Anda toda chorosa nos corredores da TV Globo a moça do tempo, Fabiana Scaranzi. Ela foi retirada da apresentação dos telejornais regionais aos sábados.

Em seu lugar fica César Tralli, que chegou de Londres. Além de eventuais apresentações, pretende produzir uma série de reportagens -como a de um estrangeiro que desembarca pela primeira vez na selva paulistana.

LEILÃO
Emissoras de vários países estão na lista de espera por uma cópia de "Terra Nostra", entre eles Estados Unidos, Chile, República Dominicana e Uruguai.

A novela só estava sendo vendida para países de língua portuguesa, já que ainda não tinha sido dublada. A Globo espera providenciar a tradução a tempo de vender a novela na Feira de Televisão de Cannes, em abril.

BORRACHA
A reforma administrativa do governo de Rondônia está gerando um efeito cascata na economia. Com a demissão de 3.000 funcionários da Educação, o início das aulas foi adiado. Sem escola, os alunos não foram às compras. Resultado: sem consumo, livrarias e papelarias estão quebradas.

CURTO-CIRCUITO

Raul Velloso, Murillo de Aragão, Benício Schmidt e José Negreiros estão lançando um site (www.emtemporeal.com.br) de notícias e bancos de dados sobre o poder. O desafio é renovar as informações mais rápido do que os concorrentes.

O mestre Swami Sarveshwarananda faz amanhã e quinta-feira duas palestras gratuitas sobre kriya ioga, técnica praticada por Gandhi e madre Teresa de Calcutá, na Casa das Rosas.

Acaba de chegar ao Brasil a coleção primavera de John Galliano, da Dior. As peças (tailleurs, malhas e vestido habillée) são vendidas com exclusividade pela Daslu.

O Mercado Mundo Mix abre sua primeira edição do ano, nos próximos sábado e domingo, no espaço do Galpão Sabrico, na Barra Funda.

Jair Rodrigues arma sexta-feira um pocket show na Fnac, para lançar o CD "500 Anos de Folia". No sábado, é a vez de Leci Brandão, com sambas do CD "Auto-Estima".

Thereza Salazar abre terça-feira a exposição "Desenhos", na galeria Zouk. A mostra integra o projeto "Entre Paredes".

Os 30 últimos exemplares do livro de fotos "Nus", de Vânia Toledo, estão à venda na livraria Futuro Infinito.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram ELIANE TRINDADE, LUCIANA COSTA E THIAGO STIVALETTI


Texto Anterior: Enquanto isso, no Brasil...
Próximo Texto: Da Rua - Fernando Bonassi: Galinha morta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.