São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilão de "Turistas" diz que polêmica é "equivocada"

Filme estréia hoje; ator está em "Páginas da Vida"

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Chega hoje aos cinemas brasileiros o polêmico "Turistas". O filme, dos EUA, foi criticado por contar a história de um grupo de norte-americanos que, em férias no litoral brasileiro, é vítima do tráfico de órgãos.
Na internet, houve campanha para que os brasileiros boicotassem o longa, "que só visa acabar com a nossa imagem".
O responsável por arrancar a tripa dos gringos é o médico Zamora, interpretado pelo ator brasileiro Miguel Lunardi -na TV, ele é o soropositivo Gabriel, da novela "Páginas da Vida".
Em entrevista à Folha, concedida por e-mail, Lunardi afirma que achou "compreensível, mas equivocada a reação inicial no Brasil". ""Turistas" não é sobre o país, mas, se funcionar como se fosse, pode ser uma oportunidade para que nós possamos conhecer também as críticas que, mesmo de forma involuntária e rudimentar, possam ser feitas ao Brasil."
Para o ator, que ainda não assistiu ao filme (lançado no final de 2006 nos EUA), a campanha de boicote nacional "soa ingênua". "Nada obriga os brasileiros a vê-lo, nada pode obrigá-los a não vê-lo. Ele tem o estatuto de qualquer obra de arte: nenhuma obrigação de desfrutá-la. Da minha parte, quem for ao cinema será bem-vindo, não rejeito meu trabalho."

Polêmica na novela
Na TV, o personagem de Lunardi também estreou em meio a polêmica. Especialistas condenaram o modo como Gabriel recebeu o diagnóstico de Aids -o médico não fez exame e foi duro ao lhe dar a notícia. Apesar disso, o ator diz ter um "bom retorno das pessoas".
A respeito da reclamação de atrizes, que consideram seus papéis "pobres", ele é diplomático: "Entrei há pouco, estaria doido de me sentir incomodado. Estou satisfeito até agora".
Ele diz não saber se "Páginas da Vida" (Manoel Carlos), considerada arrastada por críticos, é uma boa novela.
"Não sou público assíduo de TV. Prefiro livros, discos, vídeos, internet. Mas sempre gosto de ver quando um ator ou atriz está bem no personagem. Isso compensa qualquer cansaço que o formato novelístico possa apresentar", conclui.


Leia a íntegra da entrevista com Lunardi e veja fotos de "Turistas"

Texto Anterior: Crítica/"Dreamgirls - Em Busca de um Sonho": Bill Condon tenta dar lustre histórico e sociocultural ao seu bom musical
Próximo Texto: Crítica: Roteiro do longa não pára em pé
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.