São Paulo, sábado, 16 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Arte/Cidade exibe a partir de hoje trabalhos pela zona leste

Exposição urbana transfigura parte de SP

ANA WEISS
DA REDAÇÃO

Na enxurrada de boas mostras de arte que tomam conta de São Paulo este mês, de uma delas vai ser especialmente difícil passar ao largo. Pelo menos para os habitantes da cidade que moram, trabalham ou atravessam por alguma razão a zona leste. Uma mostra com mais de 10 km2 de área ocupada, a quarta edição do Arte/Cidade, ou artecidadezonaleste, será inaugurada hoje.
A exposição inicia a exibição de seus projetos com uma seleção de obras de 26 artistas. Time de nomes do porte de Krzysztof Wodiczko, Dennis Adams, Rem Koolhaas, Carmela Gross e Carlos Fajardo, para citar apenas alguns que criaram trabalhos que estão nos bairros da zona leste paulistana e no Sesc Belenzinho.
Cada uma das realizações apresenta uma forma diferente de "interferir no drama urbano", como o curador Nelson Brissac define o objetivo último da exposição.
Esse alcance pode ser de escala urbana em termos físicos. É o caso das centenas de esferas metálicas que o paulista Ângelo Venosa instalou no galpão da CPTM, no viaduto Bresser. Algumas interferem na dinâmica da cidade, como os vagões "empilhados" por José Resende sobre o trecho ferroviário próximo ao viaduto Bresser.
Há trabalhos que alteram de alguma forma o comportamento da cidade. A obra de Nelson Félix exige uma verdadeira operação civil para ser realizada. A criação de Félix consiste em cortar ao meio a coluna principal de sustentação do prédio da torre leste, que abriga 11 trabalhos do projeto. Quinze criações serão apresentadas nas ruas (veja quadro lado).
Outro alcance urbano da exposição, o que usa aspectos sociais e econômicos da cidade como matéria bruta de arte, pode se tornar segmento mais significativo e controverso da grande exposição.
A obra de Vito Acconci, por exemplo, consiste na instalação de contêineres com paredes transparentes instalados sob o viaduto do largo do Glicério. Caixas foram projetadas para funcionar como espaço de convivência dos moradores das ruas da região. Equipada com aparelhos de TV e outros utilitários domésticos, a instalação corre o rico de se transformar em um "reality show" ao vivo em pelo Glicério.


artecidadezonaleste - mostra com 26 intervenções de artistas nacionais e internacionais na região leste de SP. Curadoria: Nelson Brissac. Onde: torre leste do Sesc Belenzinho (av. Álvaro Ramos, 991) e outros oito locais; informações pelo tel. 0800-771-1132. Quando: abertura hoje, na torre leste, às 11h; de ter. a sex., das 14h às 21h; sáb. e dom., das 10h às 17h. Até 30/4. Quanto: entrada franca. Patrocinador: Petrobras.



Texto Anterior: Artes plásticas: Wesely mostra reconstrução de Berlim
Próximo Texto: Retrospectiva percorre pesquisa de Ivens Machado sobre o concreto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.