São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Festival começa dia 29

10º É Tudo Verdade reúne 133 filmes

ISABELLE MOREIRA LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi divulgada ontem a lista de 133 participantes do festival de documentários É Tudo Verdade. A edição deste ano acontece em São Paulo de 29 de março a 10 de abril, em sete salas (Cinesesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Museu da Imagem e do Som, galeria Olido e Cinusp). No Rio, o festival acontece de 31 de março a 10 de abril.
Em comemoração dos dez anos da mostra, a programação inclui uma retrospectiva dos filmes vencedores das edições anteriores, com 17 títulos nacionais e internacionais. Na lista está o holandês "Férias Prolongadas", último trabalho do holandês Johan van der Keuken (1938-2001), que mostra o encontro de diferentes culturas. O filme foi vencedor da competição internacional de 1999.
A retrospectiva também inclui "Noel Field - Lenda de um Espião", produção suíça vencedora da mesma competição em 1997, filmes nacionais como "O Velho, a História de Luiz Carlos Prestes", de Toni Venturi (vencedor nacional de 1997) e quatro curtas.
O É Tudo Verdade deste ano é dividido em outras submostras, além da Retrospectiva 10!: as competições internacional e brasileira (de curtas-metragens e de médias e longas-metragens), duas homenagens, a mostra Horizonte (nova sessão de produções de diferentes linguagens, gêneros e procedências), a mostra O Estado das Coisas, os programas especiais, o Foco Latino-Americano e o DocTV, com 26 filmes brasileiros produzidos para a televisão.

Competição e homenagens
Para escolher o melhor documentário brasileiro do ano, o festival convocou júri formado por três membros: Paulo Sacramento, diretor de "O Prisioneiro da Grade de Ferro", vencedor das competições brasileira e internacional do festival em 2003; Bia Barcellos, produtora cultural gaúcha que durante os últimos dez anos respondeu pela coordenação de cinema, vídeo e fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre; e o cineasta Joel Pizzini (de "500 Almas").
Em 2005, o norte-americano Robert Drew, editor da revista "Life", especialista em ensaios fotográficos, ganha homenagem com a exibição de oito filmes produzidos entre 1960 e 2004. Entre os filmes, estão "Faces de Novembro", que mostra o funeral do presidente John F. Kennedy (1917-1963) com ênfase no semblante dos observadores, e "Jane", que mostra os ensaios, a estréia e as críticas recebidas pela atriz Jane Fonda em sua estréia.
O argentino Fernando Birri, 80, é o outro homenageado pelo festival, com dois títulos: "Jogue uma Moeda" ("Tire Dié"), de 1959, sobre a pobreza na periferia de Buenos Aires, premiado em festivais argentinos e uruguaios; e "Che: Morte da Utopia?", de 1997, no qual o cineasta mostra países por onde o médico Ernesto Guevara (1928-1967) viveu e viajou.


Texto Anterior: Classe teatral de SP protesta contra suspensão de auxílio financeiro
Próximo Texto: Análise: "América" prioriza aparência a conteúdo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.