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ANÁLISE
"América" prioriza aparência a conteúdo
ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA
"América" estreou com
cara de "Pantanal 2". Muita paisagem, pouca história. O excesso de apresentações didáticas
de personagens e lugares, em
duas fases, resultou em um capítulo morno. As primeiras aventuras em terras do México e dos Estados Unidos só devem aparecer
no final da semana.
Enquanto isso, passeamos pelo
Brasil. Vislumbramos maravilhosas, porém traiçoeiras, grutas no
Norte. Voltamos ao visual bucólico que distinguiu "Pantanal" no
início dos anos 90. Subimos o
morro carioca onde Arlete Salles
nos brinda com uma senhora perua bem-sucedida em Miami. Encontramos o universo tenebroso
da violência no Rio de Janeiro.
Planos gerais de natureza deslumbrante se alternam com planos bem fechados de personagens
envoltos em convencionais tramas românticas. Nesse jogo em
que fundo e figura pouco se misturam a questão é: vale a pena tentar a sorte lá fora? Ou será mais
correto insistir na ocupação sustentável da pátria amada?
"América" comemora os 40
anos da Globo, que nos anos 70 e
80 produziu uma série de novelas
sobre o Brasil, que, por sua vez,
ganharam as telas estrangeiras.
Hoje o quadro é outro. O volume de remessas de dinheiro dos
que fazem um pé-de-meia lá fora
cresce. A novela fala a milhares de
imigrantes em potencial em um
momento em que se discute a
conveniência da reserva de mercado para a produção de conteúdo nacional.
"América" pode enveredar por
caminhos pioneiros se investir
nessa espécie de conquista simbólica de novas fronteiras. Entre os
vários sonhos que a novela promete, realizou ao menos o da
equipe brasileira que filmou as
paragens míticas celebrizadas nos
clássicos filmes de faroeste.
Mas pode também cair na demonização do grande irmão do
norte, se investir na idéia de que o
Texas é aqui, em Barretos. A ver.
Esther Hamburger é antropóloga e
professora da ECA-USP
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