São Paulo, Sexta-feira, 16 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"RIO DAS MORTES"
Filme esboça três séculos de história

da Equipe de Articulistas

"Confidências do Rio das Mortes" é uma versão cinematográfica da chamada "história do cotidiano". Por meio de depoimentos de pessoas comuns, que por sua vez ouviram de seus antepassados muito do que contam, o filme esboça de modo expressivo três séculos de história da região do rio das Mortes, no sul de Minas.
Área de tensão entre portugueses, índios e negros, o rio das Mortes foi palco de batalhas da Guerra dos Emboabas (1708-10).
Três depoimentos conduzem o filme: o de um garimpeiro negro, que chegou a trabalhar como escravo (pois a escravidão de fato não acabou em 1888), o de um oleiro descendente de branco com índia e o de uma descendente de latifundiários portugueses. Esses discursos, excepcionalmente claros e contundentes, são entremeados de imagens do rio, de construções remanescentes do período colonial e de gravuras de Debret e Rugendas.
Um filme belo, necessário, que mostra, numa paisagem serena, os ecos de uma história conturbada. (JGC)


Avaliação:


Filme: Confidências do Rio das Mortes Direção: Paschoal Samora Quando: hoje, às 22h Onde: MIS



Texto Anterior: Festival de documentários: Courtney matou Kurt. É tudo verdade?
Próximo Texto: O Vietnã e suas viúvas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.