UOL


São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruiz investiga incertezas que vêm do Chile

DA ENVIADA ESPECIAL A CANNES

"Um filme suíço de Raoul Ruiz" é como o diretor registrou seu crédito em "Ce Jour-Là" (Este Dia), primeiro competidor à Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Mas o cineasta chileno radicado na França desde o golpe militar de 1972 disse que, na terceira semana de filmagens, percebeu que seu longa-metragem ambientado na Suíça dizia respeito ao Chile.
A "revelação" surgiu da própria trama de "Ce Jour-Là", em que uma série de assassinatos envolve todos os membros de uma família e uma disputa entre dois grandes empresários.
Narrado num tom fantasioso, o filme nunca dá ao espectador a certeza sobre quem morreu e quem matou. Mas ficam claras as indicações de que um substrato de patriotismo mistura-se aos interesses financeiros, formando o pano de fundo para os homicídios.
"Esbarrar na morte; saber da existência de crimes que não estão nunca onde pensamos que estão, tudo isso é o meu país", afirma Ruiz.
Com "Ce Jour-Là", o cineasta compete pela 12ª vez em Cannes. Na entrevista coletiva que concedeu ontem, Ruiz disse que "este é um filme de atores".
No elenco estão Bernard Giraudeau, Elsa Zylberstein, Jean-Luc Bideau, Jean-François Balmer, Rufus. O mediador da entrevista escalado pelo festival observa que são todos nomes conhecidos do teatro europeu, esperando arrancar do cineasta um elogio à formação dramatúrgica do elenco.
O comentário do diretor foi: "Particularmente, não gosto de assistir a peças. Só vou ao teatro quando as temporadas estão se esgotando, e, de tanto repetir o texto, os atores parecem esqueletos em cena. Minha tradição hispânica me força a respeitar os esqueletos".
Raoul Ruiz continua sendo um cineasta que surpreende. Nem sempre agradavelmente.


Texto Anterior: Cinema: Cannes aplaude pessimismo argentino
Próximo Texto: Mondo Cannes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.