São Paulo, sábado, 16 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento busca "questões estéticas"

DA REPORTAGEM LOCAL

Mestres da Literatura Latino-Americana Contemporânea é a quarta versão de um evento que acontece há quatro anos no Rio de Janeiro e a cada edição ganha uma feição diferente.
Se antes a ênfase era especificamente voltada para temas como o realismo fantástico, a política e o centenário do escritor argentino Jorge Luis Borges, esse ano foi o próprio fazer literário que motivou a curadoria, segundo sua autora, Suzana Vargas.
"O importante desta vez será falar sobre assuntos estéticos, as motivações literárias de cada um dos autores", conta a curadora. "Buscamos fazer um evento que não seja acadêmico, aberto para um público mais amplo. Por isso optamos por apresentar autores mais conhecidos e outros menos difundidos no Brasil."
A edição desse ano traz, além de Juan Gelman, o romancista chileno Antonio Skármeta e a escritora mexicana Elena Poniatowska, considerada, segundo Suzana, "a dama da ficção em seu país".
Entre os brasileiros, participam os poetas Haroldo de Campos e Lêdo Ivo, a escritora Lya Luft e João Ubaldo Ribeiro. Além da pesquisadora Bella Jozef e os tradutores Ari Roitman e Eric Nepomuceno, como mediadores.


MESTRES DA LITERATURA LATINO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA - Onde: CCBB-RJ (r. Primeiro de Março, 66, tel. 0/xx/21/3808-2020). Quando: de ter. a qui. Quanto: grátis. Onde: no CCBB de Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, tel. 0/xx/61/310-7081). Quando: de qua. a sex. Quanto: grátis



Texto Anterior: Literatura: Gelman se diz "um poeta sem adjetivos"
Próximo Texto: Artes plásticas - Debate: Artistas discutem impasse digital
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.