São Paulo, Quarta-feira, 16 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Aspecto mundano" ainda impressiona

do enviado a Veneza

Boa parte do interesse que Veneza desperta nos milhares de pessoas que chegam nos dias iniciais do evento não se deve a questões estéticas, mas ao "aspecto mundano" que o evento ainda preserva, 104 anos depois de sua fundação. Veneza ainda é conhecida pelas festas, jantares e coquetéis que organiza na primeira semana do evento. Na última quinta-feira, as agendas estiveram absolutamente congestionadas.
O conde Giovanni Volpi cedeu um palácio do século 18 para uma festa oferecida pela Sotheby's a qual compareceram atores como Lauren Bacall, Steve Martin e Dennis Hopper; diretores de museus (Thomas Krens, da Fundação Guggenheim); embaixadores, príncipes e princesas, além de alguns artistas. Na mesma noite, Tom Ford, estilista da Gucci, ofereceu um jantar para comemorar o patrocínio da marca ao pavilhão norte-americano (representado pela artista Ann Hamilton). Compareceram colecionadores, como Charles Saatchi, Nam Kemper (musa de Yves Saint-Laurent), galeristas de Nova York, artistas e, é claro, modelos da Gucci.
Na mesma noite, o pavilhão de Israel ofereceu uma festa-dançante mais acessível, para algumas centenas de pessoas, em um mercado de peixe da cidade, na Piazza di Beccaria, ao lado de Rialto.
Na sexta, foi a vez do pavilhão da Áustria, que caprichou em sua "representação mundana" com um jantar-festa também para centenas de convidados na ilha da Giudecca, do outro lado do canal, em frente à Piazza San Marco. A festa teve direito a dançarinos butô-piromaníacos e a uma "performance dançante" do curador Harald Szeemann, que fazia aniversário naquela noite.
O encerramento ficou por conta da própria Bienal de Veneza, no sábado, que ofereceu, depois da abertura oficial do evento, um jantar de muitos talheres ao ar livre nos gigantescos espaços do Arsenale, com direito a um show de música senegalesa em um palco flutuante no canal e a uma festa-dançante com bebida em abundância em um iate estacionado no local. (CF)


Texto Anterior: Artes Plásticas: Veneza celebra feminismo multicultural
Próximo Texto: Curador faz as regras e vence a partida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.