São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Show de Vizinha    Globo, 22h. (The Girl Next Door). EUA, 2004, 109 min. Direção: Luke Greenfield. Com Emile Hirsch, Elisha Cuthbert, Timothy Olyphant. Existe o lado comédia juvenil: um rapaz (Hirsch) se encanta com a bela vizinha (Cuthbert) etc. e tal. Existe um lado menos juvenil, pois ele se dedica ao voyeurismo; ela parece flagrá-lo, mas nada comenta do fato. E, depois, existe um juvenil começo de romance. Mas depois a constatação de que ela é uma atriz de filmes não propriamente ortodoxos. O passado não muito edificante da garota será, claro, um obstáculo à sua ligação com esse rapaz cheio de planos ambiciosos para o futuro.

Bicho de Sete Cabeças     Globo, 2h25. Brasil, 2000. Direção: Laís Bodansky. Com Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Caco Ciocler. "Bicho" pode ser visto (e devia ser estudado) primeiro como caso positivo de marketing: atingiu na mosca um público jovem, cujas diferenças com os pais são exponenciadas no filme, no qual se conta a história de um rapaz (Santoro) que, por fumar maconha, é internado pelo próprio pai (Bastos) em instituição psiquiátrica. O trabalho na instituição é, por sinal, muito bem levado, e Santoro revelou-se neste filme um ótimo ator (até hoje é provavelmente seu papel mais difícil). Onde está a virtude do filme, porém, está também seu vício: para tomar o partido dos jovens, Laís Bodansky constrói um pai intransigente, o que não seria implausível. O problema é que o filme, ao tomar o partido dos jovens, constrói também um pai caricatural, que somos obrigados a ver não como um homem equivocado, mas como o vilão da história. Esse autoritarismo (no sentido em que nos força a ver determinada coisa) é o limite de um filme ao qual não faltam virtudes. A ver, mas com o pé atrás. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro: Band estréia digital com jornal em HDTV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.