São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO NOS EUA
Críticas iniciais são favoráveis

de Nova York

As primeiras críticas ao esperado filme "De Olhos Bem Fechados" saíram nesta semana na imprensa norte-americana e são bem favoráveis à produção, que estréia hoje nos EUA e em 3 de setembro no Brasil.
"De Olhos Bem Fechados" é o 13º e último filme do diretor Stanley Kubrick ("Laranja Mecânica" e "2001: Uma Odisséia no Espaço"), que morreu subitamente em março deste ano.
O filme conta a história de um casal de psicólogos que passa a buscar novas experiências sexuais na época do Natal.
É baseado no romance "Traumnovelle" (1926), de Arthur Schnitzler, sobre um casal de médicos vienenses.
A versão de Kubrick é passada em Nova York e os personagens principais são vividos por Tom Cruise e Nicole Kidman.
Como parte da estratégia de divulgação, condizente com do estilo recluso de Kubrick, pouquíssimos detalhes da história foram revelados ao longo dos 14 meses de filmagem.
Isso estimulou uma onda de rumores em torno de detalhes da produção que se acentuou após a morte do diretor, uma semana depois de o filme ser finalizado.
O estúdio Warner Bros. decidiu nem fazer a tradicional rodada de entrevistas dos protagonistas com jornalistas especializados -Cruise e Kidman falaram a algumas TVs e revistas dos EUA isoladamente.
No último dia 8, a Warner fez uma exibição do filme em Los Angeles a cerca de 75 críticos, que começaram a publicar suas resenhas agora.
"Depois que toda a curiosidade e o hype inicial acabam, o que sobra é um trabalho amarrado, tematicamente experimentado, de atmosfera rica e só ocasionalmente problemático. É uma profunda e inquisitiva consideração sobre até onde vai a confiança e o conhecimento mútuo possível entre um homem e uma mulher", escreveu Todd McCarthy, da revista "Variety", especializada na indústria do entretenimento.
Jack Kroll, crítico da revista "Newsweek", diz que "De Olhos Bem Fechados" é o filme "mais humano" de Kubrick. "As cenas finais de atormentados Cruise e Kidman são comoventes e sugerem a coragem que permitiu a eles passar quase dois anos de suas vidas com o arquicontrolador Kubrick."
Todas as críticas fazem referência ao fato de que 65 segundos da versão do filme que passará nos EUA foram modificados, com a inserção digital de personagens cobrindo cenas de sexo.
"Censurado ou não, "De Olhos Bem Fechados" continua sendo um trabalho atraente, provocativo e em última análise profundamente moral, feito por um cineasta no pico de sua carreira", diz Rene Rodriguez, do jornal "Miami Herald".
Rodriguez diz ainda que um dos rumores que surgiram, o de que Cruise pratica necrofilia em uma das cenas, foi uma má interpretação de uma cena-chave.
(RENATO FRANZINI)


Texto Anterior: Para Schnitzler, sexo é ponto de partida
Próximo Texto: Televisâo: Série de canal Discovery explora ritos e locais sagrados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.