São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Franceses vêm ver o barroco

da Reportagem Local

Uma comitiva francesa desembarca hoje no Brasil para um tour pelo país. O objetivo é visitar várias cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer parte significativa do acervo barroco brasileiro.
Do grupo, fazem parte Gilles Chazal, diretor do museu Petit Palais, em Paris; Edouard Pommier, diretor da instituição União Latina; e dez jornalistas de importantes veículos de comunicação da França, como "Le Monde", "L'Express" e "Telerama", além de jornais e revistas especializadas em artes e arquitetura.
Parte do acervo visitado participará da mostra "O Brasil Barroco - Entre Céu e Terra", que ocupará o Petit Palais entre novembro deste ano e fevereiro de 2000.
Além de Chazal e Pommier, a mostra terá também um curador brasileiro, Ângelo Oswaldo Araújo Santos, secretário de Cultura de Minas Gerais.
Em São Paulo, o grupo visitará o Museu de Arte Sacra e a coleção de Beatriz Pimenta Camargo. Obras das duas coleções estão previstas para a mostra, assim como peças do mosteiro de São Bento e da coleção de Emanoel Araújo, diretor da Pinacoteca.
Em Minas, o grupo visitará Belo Horizonte e as cidades históricas de Sabará, Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, de onde partirá para o Rio de Janeiro, última escala da viagem, onde, além de programas culturais, participará de atividades mundanas, como uma visita à quadra da escola de samba Mangueira.
A mostra no Petit Palais será o maior evento cultural brasileiro no exterior em 2000 e faz parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento.
A União Latina, uma das promotoras da mostra, é uma entidade intergovernamental que reúne representantes de 35 países de línguas latinas.


Texto Anterior: Noite Ilustrada - Erika Palomino: Lei seca é o fim da picada na noite de SP
Próximo Texto: Gastronomia - Nina Horta: Receita grátis de miolos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.