São Paulo, Sexta-feira, 16 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO
Imprensa FM une o brega e o "étnico"

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

Filial da primeira rádio de FM do Brasil -a Imprensa do Rio de Janeiro (102.1 Mhz), inaugurada em 1956-, a Imprensa de São Paulo (102.5 Mhz), no ar desde 1973, já foi especializada em "música ambiente", aquela que tocava em consultórios e até em elevador.
Hoje, a Imprensa seria mais uma entre as "populares", não fosse o fato de ela ter em sua grade noturna e dominical oito "programas étnicos" -espécies de versões radiofônicas de canais de TV paga como o RAI (italiano) e o Art (árabe).
Dirigidos à comunidade luso-brasileira, há o "Portugal em Noite de Estrelas" (terças e sextas, das 22h à meia-noite) e o "Domingo em Portugal" (domingos, das 10h ao meio-dia).
Com locuções em japonês e em português, o "Rádio Nikey" vai ao ar às segundas, quartas e quintas, das 22h à meia-noite, e aos domingos, das 9h às 10h.
A programação étnica da Imprensa ainda contempla os italianos ("Buon Giorno Itália", domingos, das 12h às 13h), os árabes ("A Voz dos Árabes no Brasil", domingos, das 17h às 20h) e os espanhóis ("Fiesta", quartas, das 21h às 22h).
Para completar, há o "Oriente Express", de world music oriental, de segunda à sexta, das 20h às 21h.
Durante o dia e a madrugada, no entanto, a Imprensa se dedica ao forró e ao brega. O campeão de audiência da emissora é o "Amado Batista Especial" (diário, das 11h às 12h), que atinge 41 mil ouvintes.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Outra chance contra o "tedium vitae"
Próximo Texto: Música Erudita: Teatro Municipal recebe "escravo" de R$ 4 milhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.