São Paulo, Quinta-feira, 16 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

Paranapiacaba está incluída

WMF divulga lista de cem sítios em risco

da Reportagem Local

A vila ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André (SP), e o convento de Santo Antonio do Paraguaçu (século 17), localizado no município de Cachoeira (BA), foram selecionados para a lista dos cem sítios arqueológicos, arquitetônicos e históricos mundiais que correm mais riscos de destruição.
A lista é formulada a cada dois anos pela entidade norte-americana World Monuments Fund.
Cerca de 350 localidades concorreram à inclusão na lista que, apesar de evidenciar um aspecto negativo (a destruição dos sítios), desperta a atenção pública internacional em relação aos riscos que eles estão correndo.
Os dois sítios brasileiros foram visitados no início deste ano por Bonnie Burnham, presidente da entidade. Na ocasião, Burnham destacou aspectos positivos de Paranapiacaba. "Em muitos casos, os lugares estão desmoralizados. Paranapiacaba não me parece o pior deles. Muitas residências estão ocupadas e isso é um bom sinal", afirmou.
Por ocasião da indicação, a prefeitura de Santo André realiza hoje, às 15h, na vila ferroviária, o "Ato por Paranapiacaba", em que apresentará os primeiros resultados de um plano de desenvolvimento para a localidade. (CF)




Texto Anterior: Arthur Omar: Artista cria nova visão de "Guernica"
Próximo Texto: Televisão: "Tiro e Queda" subestima a capacidade do telespectador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.