São Paulo, terça-feira, 16 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa audiovisual reúne vídeos de Londres, São Paulo e Berlim

IGOR RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mensalmente, às terças, dezenas de pessoas de três cidades do planeta se reúnem para trocar idéias sobre temas como "silêncio", "sonhos", "inércia" e "obsessão". Para participar do encontro, produzem um vídeo de poucos minutos. É o QuickFlick World.
"É um revival das antigas tradições de contar histórias", diz o criador do festival, o inglês Saint John Smith, 33. "Começamos copiando, em Nova York, um evento de Los Angeles, organizando projeções mensais de vídeos temáticos em apartamentos de amigos", conta. Quando notou que estava ficando restrito demais, mudou-se para São Paulo, para tentar fazer do evento público um tipo de festa audiovisual.
Na cidade, conheceu trabalhos parecidos de jovens videomakers da produtora Trattoria di Frame. Propôs a troca de vídeos com Nova York, que aconteceu por alguns meses. Mas, enquanto o festival cresceu por aqui, lá estagnou.
Convencido de que tinha algo novo e estimulante nas mãos, Saint viajou para outras capitais para implantar o QFW. São Paulo já fez 17 festas; Londres, dez; Berlim, duas; e Buenos Aires, que também parou por problemas de estrutura, seis. Cerca de 250 vídeos já foram produzidos.
"O mais interessante é a criação sob o mesmo tema em todas essas cidades", diz o francês Sylvain Barré, 39, que mora no Brasil há seis anos e assina "Barreira do Som", um dos vídeos mais bacanas da mostra. "O QFW representa a democracia cinematográfica contemporânea", afirma Marcela Lordy, 28, cujo "Mar Paulista" foi exibido em um festival de cinema feminino na França.
"A divulgação é um lado legal do QFW, que leva os diretores a outras mostras", diz Veri Monteiro, 23, produtora do evento em São Paulo. Um bom exemplo é o vídeo "A Mestiça, entre a Dor e o Nada", de Felipe Dall'Anese, que está no 12º Mix Brasil.
Agora, Saint quer levar a mostra a cidades como Barcelona, Cairo, Teerã, Mumbai e Pequim.
Hoje é terça e é dia de QuickFlick World. A festa terá exibição dos vídeos paulistanos de tema "cheiro", dos melhores de Berlim e Londres do mês passado com o tema "cru", além da DJ Lu Albanno tocando entre as projeções.


QUICKFLICK WORLD. Onde: Café Concerto Uranus (r. Dr. Carvalho de Mendonça, 40, Campos Elíseos, região central, tel. 0/xx/11/3822-2801). Quando: hoje a partir das 21h. Quanto: cons. mín.: R$ 5; ingr.: R$ 5. Site: www.qfworld.tv.


Texto Anterior: Cinema: Obra-testamento abre ciclo de Reichenbach
Próximo Texto: Dramaturgia: Autor pinça tragicomédia da solidão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.