São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Joaquim Pedro tem ciclo de primeira no MIS

especial para a Folha

Cinemanovista, romântico, alegórico são vários os qualificativos que indicam Joaquim Pedro de Andrade, diretor difícil de se enquadrar nas padronizações dos guias de cinema.
Seus filmes arrebanhavam público mais amplo que o de seus colegas cinemanovistas, pendendo da narrativa clássica ao experimentalismo engajado dos 60.
Nada mal para uma homenagem. Tanto que o MIS apresenta, a partir de hoje, uma mostra que só peca em não exibir sua obra-prima "Couro de Gato" (61). No resto, acerta ao dar chance de se assistir a cópias novas, escoradas no deslumbre visual e cromático do cineasta, morto em 1988.
Melhor exemplo está em seu filme mais conhecido, "Macunaíma" (69) -exibido hoje com a presença da filha do cineasta, Alice de Andrade-, uma adaptação da obra de Mário de Andrade que soube dialogar com os movimentos tropicalista e antropofágico.
Já o diálogo em "O Padre e a Moça" (65) apologiza o fim da repressão, nos amores entre um jovem padre e uma bela aparentemente virginal.
Joaquim Pedro pegou um ídolo de seu tempo para mostrar os abusos políticos em "Garrincha, Alegria do Povo" (63), documentário escrito por Luis Carlos Barreto e Armando Nogueira.
Mas a maior das transgressões foi fazer da sacralizada Inconfidência Mineira uma alegoria da revolução impossível no Brasil de 72, vitimado pelo governo Médici, em "Os Inconfidentes".
Ou até sucumbir o típico machão das pornochanchadas às dúvidas quanto à sua sexualidade, em "Guerra Conjugal" (75).
No último filme, "O Homem do Pau-Brasil" (81), Joaquim Pedro ainda saberia mostrar o descaminho do projeto ideológico brasileiro. (PAULO SANTOS LIMA)



Mostra: Joaquim Pedro de Andrade Quando: de hoje a 20/2 Onde: MIS (av. Europa, 158, tel. 0/xx/ 852-9197) Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Memória: Screamin" Jay Hawkins morre em Paris
Próximo Texto: Festival de Teatro: Curitiba experimenta "perspectiva da franja"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.