São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Pintor é tido como primeiro dos modernos

DA REPORTAGEM LOCAL

Pintor e gravador espanhol, tido como primeiro dos modernos, Francisco José de Goya y Lucientes nasceu em 1746, em Fuendetodos. Seguindo costume da época, iniciou aprendizagem fazendo cópias de grandes mestres. Adolescente foi para Madri, onde foi rejeitado pela Academia de Belas Artes.
Depois de viajar pela Itália, Goya fez tapeçarias, recebeu encomendas da aristocracia e se tornou pintor oficial da coroa espanhola.
Boa parte de sua obra está no Museu do Prado, em Madri. Alguns de seus mais famosos trabalhos retratam a invasão de Napoleão à Espanha, como a série "Desastres da Guerra", que, segundo biógrafo Robert Hughes, fez de Goya o primeiro "repórter visual moderno da guerra". "Goya", de Hughes, sai no Brasil em abril, pela Companhia das Letras.
Nos últimos anos de vida, fez as misteriosas "pinturas negras", como "Saturno Devorando um Filho". Em 1824, Goya se exilou na França, onde morreu quatro anos depois, quase cego e surdo.


Texto Anterior: À luz de Goya
Próximo Texto: Crítica/romance: Autor está em seu ambiente de elegância e profundidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.