São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BOM E BARATO

República Gastronômica oferece bufê de saladas e pratos quentes em clima familiar

CRÍTICO DA FOLHA

Tudo começou de maneira informal e familiar. Depois de 14 anos se profissionalizou, mas continua uma ação de família. É assim o República Gastronômica que, apesar da pompa no nome, é um lugar simples para almoço no Alto de Pinheiros.
A alma do lugar é Lilian Ribeiro, 73, que no início preparava, em casa, almoços para professores envolvidos nos vestibulares da Fuvest. A comida de sabor caseiro era entregue pelos filhos.
Com o aumento no movimento de escritórios na região, alimentado por novas empresas de grande porte e pela presença de órgãos do governo, surgiu a ideia de transformar a residência da família em restaurante.
Assim nascia o República Gastronômica, que continua tendo a presença vigilante da fundadora, mas é tocado por seus dois filhos, o ex-atleta Gustavo Ribeiro Jorge, 38, e o ator Guilherme, 40.
Aberto somente no almoço, com bastante movimento, trabalha em sistema de bufê. Todos os dias são oferecidos 35 tipos de salada e até 18 pratos quentes.
Os pratos mudam diariamente, mas o público já se habituou a ter alguns temas a depender do dia da semana.
Sexta, por exemplo, há mais peixes. E hoje, como toda quinta, é o dia de cozinha árabe, que faz grande sucesso (no mínimo pelas pequenas e macias esfihas fechadas, especialidade da casa).
Fora do tema, podem haver outros itens, como iscas de frango empanadas ou goulash (estranhamente sem molho, e previsivelmente mais duro do que o original de vitelo, que seria bem mais caro). Para levar, gostosos doces caseiros. (JM)

REPÚBLICA GASTRONÔMICA
ENDEREÇO r. Nicolau Gagliardi, 506, Pinheiros, tel. 0/xx/11/ 3032-4516
FUNCIONAMENTO de seg. a sex., das 11h15 às 15h
PREÇOS bufê: R$ 27,90 (das 11h15 às 12h e das 13h40 às 15h); R$ 30 (das 12h às 13h40)




Texto Anterior: Crítica restaurante: Versão paulistana deixa a desejar
Próximo Texto: Vinhos - Jorge Carrara: Novidades mostram avanço vitivinícola do canto gaulês
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.