São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BLUES
Flávio Guimarães toca novo CD no Sesc

da Redação

Os paulistanos têm a partir de hoje a oportunidade de conferir a eficácia do repertório de "On the Loose", mais recente CD do gaiteiro de blues carioca Flávio Guimarães, 36, que toca hoje e amanhã na choperia do Sesc Pompéia.
Apesar de ser o mais completo gaiteiro de blues brasileiro, Guimarães sobe ao palco sofrendo os efeitos de um renitente aspecto mambembe que está associado ao estilo no Brasil.
Explico: caso formasse uma banda própria e excursionasse com ela por todo o país, o gaiteiro tornaria praticamente inviável os custos de produção das suas apresentações. Assim, passou a contar com o auxílio de "pistoleiros de aluguel" dos locais onde toca.
No caso de São Paulo, deu sorte. A banda que o acompanhará no Sesc é formada por Danny Vincent (guitarra), Silvio Alemão (baixo), Ari Borger (piano) e Junior Moreno (bateria). Eles compõem uma zaga respeitável e com extensa folha corrida de serviços prestados ao blues nacional.
Mas nem sempre é assim. "No Recife, por exemplo, toco com a banda Uptown. No começo tive de dar umas dicas de dinâmica para os caras. Hoje, eles estão bem melhores", disse Guimarães.
Como em São Paulo, o gaiteiro encontra "pistoleiros" confiáveis em Porto Alegre, onde Guimarães se apresenta na companhia do guitarrista Solon Fishbone.
Mesmo com essas dificuldades, ele afirma que é possível viver exclusivamente tocando blues no Brasil. "Pago minhas contas e sustento dois filhos só com o que ganho com a música."

Convidado especial
Campinas serviu de campo de provas para os shows que o gaiteiro faz em São Paulo. "Tocamos lá nos dias 11 e 12 de fevereiro numa casa para 400 pessoas."
As apresentações do Sesc terão uma entrada única com cerca de uma hora e meia. "Se o público estiver entusiasmado, vamos um pouco mais longe."
Claro, o repertório será baseado no mais recente CD, que tem como destaques as faixas "You Was Wrong", "Baby, What You Want Me To Do" e "Berimbau Não É Gaita". Além dessas, Guimarães promete reler clássicos blueseiros do calibre de "Sick and Tired" e "Hear Me Knocking".
Por fim, o gaiteiro leva ao palco, como convidado especial, J.J. Jackson, vocalista norte-americano radicado no Brasil.
Além das duas que cantou em "On the Loose" ("You Was Wrong" e "Rock With Me"), Jackson emprestará sua voz rústica para a versão que Guimarães faz de "Honest I Do" -música que o gaiteiro perpetrou em seu disco anterior, "Little Blues", na companhia de Ed Motta.
(EDSON FRANCO)


Show: Flávio Guimarães
Onde: choperia do Sesc Pompéia, r. Clélia, 93, tel. 0/xx/11/3871-7700
Quando: hoje e amanhã, às 21h30
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (comerciários)


Texto Anterior: Erudita: Coreografia invade sinfonia
Próximo Texto: 9º Festival de Teatro de Curitiba: "Caesar" é realidade dos Bálcãs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.