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"HITTING THE GROUND"
Vocalista do Violent Femmes reúne Lou Reed, John Cale e PJ Harvey em seu primeiro disco solo
Gordon Gano faz astros jogarem por música
SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO
No futebol , reunir várias
estrelas em um time nem
sempre é garantia de vitória. Por
vezes, resulta em decepção e vergonha. A memória não precisa ir
muito longe: há a Holanda dos
craques Gullit, Van Basten e Rijkaard, que fez feio na Copa de 90,
ou o "pior ataque do mundo", de
Romário, Sávio e Edmundo, no
Flamengo de 95.
O vocalista do grupo norte-americano Violent Femmes, Gordon Gano, provavelmente não
tem o "soccer" entre suas referências, mas procurou não cometer
os mesmos erros ao gravar seu début solo, "Hitting the Ground",
que sai agora no Brasil.
Originalmente composto por
Gano como trilha sonora de um
filme homônimo de 1996, as 11
canções do CD são abrilhantadas
com a presença de nomes de primeira grandeza do rock como
Lou Reed, PJ Harvey, John Cale e
Frank Black. E, sim, a equipe escalada aqui faz bela apresentação.
Até poder ter ilustres em um
disco seu, o frontman do Violent
Femmes teve de dar sua contribuição ao pós-punk, adicionando
à sonoridade do período elementos acústicos e letras algo entre o
sarcasmo e a angústia. Até hoje, o
violão irônico de "Blister in the
Sun" interrompe conversas em
ambientes onde é tocado. Outro
clássico, "Gone Daddy Gone", é
provavelmente a única música
que consegue fazer o punk soar
mais punk tendo como instrumento principal um... xilofone.
Mas, em "Hitting the Ground"
(Batendo no Chão), Gano, diante
de alguns convidados legendários, segura suas diabruras e permite que as características dos
participantes suplantem as suas
-o que se mostra uma decisão
acertada, uma humildade adequada. Afinal, em "Don't Pretend" e "Catch'em in the Act", estão nada menos do que dois ex-Velvet Underground, John Cale e
Lou Reed, respectivamente. A primeira tem o piano marcado e a
voz trovejante de Cale, que estabelece: "A vida é o teste que você
deve enfrentar/ a vida é o sonho
de que você deve acordar". Não
há como Gano discutir ou discordar. Mas, logo na faixa seguinte,
guia Reed com mão firme de volta
à fase "New York", em que tirava
suas melhores levadas de guitarra.
Mesmo com a ex-4 Non Blondes Linda Perry (que nunca conseguiu usar devidamente sua bela
voz) e Frank Black (com um desempenho morno, sua tônica
após o fim dos Pixies) decepcionando, o disco se mostra distinto
de outros recheados de "convidados especiais" (no geral, arranjos
para promover artistas). O time
de "Hitting the Ground" pode
acabar não sendo o campeão, mas
demonstra que joga por música.
Hitting the Ground
Artista: Gordon Gano
Lançamento: Sum Records
Quanto: R$ 27, em média
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