São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

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"ATÉ O FIM"

Tilda Swinton mergulha fundo em um amontoado de clichês

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR DO FOLHATEEN

O que pode danificar mais a eficácia de um thriller do que a previsibilidade? Esse é o "pequeno" problema que compromete o longa-metragem "Até o Fim" de saída. Passados cinco minutos iniciais, quase nenhuma surpresa se coloca ao espectador. Pecado mortal no gênero.
O "plot" é um amontoado de clichês: mãe superprotetora descobre que o filho adolescente sensível e delicado está tendo um caso com um homem mais velho, bonitão e cafajeste.
Vai se esforçar para afastá-los. Com a morte acidental do amante do filho, esforça-se para esconder o cadáver, mas acaba se envolvendo com chantagistas. Um deles se condói dela e põe o plano "do mal" a perder.
Dito isto, o que sobra de "Até o Fim"? A beleza das locações, a interpretação contida de Tilda Swinton, a fotografia fria em tons azuis. Ora, será que isso basta para um filme se manter de pé?
A dupla de roteiristas e diretores Scott McGehee e David Siegel retomou um romance policial dos anos 40 que serviu de base para o mestre Max Ophüls em "The Reckless Moment" e o atualizou com temática homossexual.
Entre o thriller e o melodrama familiar, a dupla de roteiristas-diretores não assume os riscos. O resultado é uma mistura mal-ajambrada. Pior: um ranço moralista ("a família como muro protetor contra as ameaças do desejo homossexual") compromete mais o resultado.
Mesmo que não haja mistério a desvendar, restaria pelo menos o "pathos" da (falsa) culpa para constituir alguma empatia.
O que falha, pois a mãe, na pele de Tilda Swinton, é um monstro de autocontrole. Seu pânico é contido, racional. A isca para fisgar o espectador pela identificação fica, portanto, bloqueada pelo olhar quase malévolo da atriz.
Dá para aguentar até o fim, o que não dá para segurar é a vontade danada de pedir o dinheiro da entrada de volta.


Até o Fim
The Deep End  
Direção: Scott McGehee e David Siegel
Produção: EUA, 2001
Com: Tilda Swinton, Goran Visnjic, Jonathan Tucker
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Frei Caneca Unibanco Arteplex, Eldorado, Jardim Sul, Morumbi e circuito



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