UOL


São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Bom, mas não o suficiente

DA REDAÇÃO

A mais recorrente crítica que "Summer Sun" recebeu de jornais e revistas estrangeiros foi mais ou menos assim: "Não é um disco ruim, mas o Yo la Tengo poderia ter feito algo melhor". Certo. E um pouco errado.
Está certo porque "Summer Sun", o décimo álbum do grupo -se não levarmos em conta "The Sounds of the Sounds of Science" (2002), trilha sonora instrumental de um filme francês-, com toda a aflição e desespero que desperta com suas letras, não passa de um disco esquecível. É o típico álbum bom, mas não bom o suficiente.
"Summer Sun" segue por um caminho aberto pelo grupo em "And Then Nothing Turned Itself Inside-Out", de 2000: aponta para o folk, com linhas melódicas mais afeitas ao jazz. É um álbum mais tranquilo, mas também mais banal do que aquilo que o grupo está acostumado a fazer.
Três canções escapam dessa banalidade. "Little Eyes", das poucas em que a guitarra dá o rumo à música, cantada docemente por Ira Kaplan e Georgia Hubley; a belleandsebastiana "How to Make a Baby Elephant Float", serena, sólida, quase acústica; e "Season of the Shark", o mais pop que o Yo la Tengo consegue chegar.
São três canções de um total de 13. O restante é apenas auto-indulgência, como a instrumental "Georgia vs. Yo la Tengo" ou "Let's Be Still", em que a banda tortura o ouvinte com uma espécie de jam de dez minutos.
É pouco, principalmente para uma banda que já produziu álbuns como o essencial "I Can Hear the Heart Beating as One", de 97. O que nos leva a acreditar que o Yo la Tengo provavelmente não "poderia ter feito algo melhor". A impressão que fica é a de que "Summer Sun" é exatamente o que o grupo consegue produzir, um grupo que já está por aí há duas décadas e que, talvez, já tenha aproveitado seus melhores anos de vida. (THIAGO NEY)


Summer Sun  
Artista: Yo la Tengo
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 27, em média



Texto Anterior: Verão gelado
Próximo Texto: Televisão: Diretor da TV Cultura pede demissão e recua
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.