São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTOS
Dez cidades têm programação; Juiz de Fora inaugura hoje temporada de música colonial e antiga
Festivais de inverno agitam Minas

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Está aberta a temporada anual de festivais de inverno, em Minas Gerais. Até o final do mês, dez cidades do interior estão oferecendo atividades de educação, cultura e lazer para um público estimado em 3.000 estudantes por dia. Entre os festivais, está o da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Os eventos estão programados para as cidades de Ouro Preto (Festival de Inverno da UFMG), São João del Rei, Tiradentes, Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende, Ritápolis (12º Inverno Cultural), Diamantina (Fórum de Cultura, Turismo e Desenvolvimento), Itabira (25º Festival de Inverno de Itabira) e Juiz de Fora (Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga).
Apesar da tradição do festival de inverno da UFMG, em Ouro Preto -que iniciou na semana passada suas oficinas e cursos-, o evento que mais promete atrair os estudantes e o público em geral este ano será realizado de hoje até o próximo dia 31, em Juiz de Fora.
A cidade deverá receber pelo menos 2.000 pessoas por dia para a 10ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.
O evento tem como objetivo o resgate da música dos séculos 17 e 18 e vai oferecer cursos de instrumentos antigos e modernos com professores do Brasil e do exterior, palestras, exposições e apresentações musicais. Cerca de 1.200 artistas e 50 professores estarão no festival.
O evento vai disputar espaço com as atividades da 31ª edição do festival de inverno da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que realiza suas atividades até o próximo sábado.
Cerca de mil alunos se inscreveram este ano para participar de 15 oficinas e cursos de artes (cênicas, plásticas e visuais), de literatura, de música e de projetos especiais (produção e marketing cultural, sistemas construtivos tradicionais, arte e educação).
Durante o festival da UFMG, os participantes poderão assistir a sessões de cinema brasileiro grátis. Os filmes serão exibidos todos os dias, às 18h30, na plataforma da antiga estação ferroviária de Ouro Preto.
Na programação, estão as exibições dos filmes "Traição" (de Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca), "Amor & Cia." (de Helvécio Ratton), "Os Matadores" (de Beto Brant), "Como Nascem os Anjos" (de Murilo Salles) e outros.
Os participantes do festival também poderão visitar a exposição "Arte Contemporânea sobre Papel", formada pela coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, sob a curadoria de Tadeu Chiarelli.


Texto Anterior: "Auto" monta cena no jardim
Próximo Texto: Juiz de Fora restaura mural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.