São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz de Fora restaura mural

da Reportagem Local

Além do festival de música colonial e antiga, a cidade de Juiz de Fora tem outro motivo para estar brilhando.
Entregou restaurado à comunidade, no último dia 1º de julho, um importante mural público, realizado por Emiliano Di Cavalcanti (1887-1976). O trabalho foi idealizado em 1950 e está localizado na praça da República.
Foi realizado em pastilhas vítricas, material que Di já havia usado no mural "Alegoria às Artes", de 1949, para o teatro Cultura Artística, em São Paulo.
O monumento ficou abandonado durante os últimos dez anos, período em que perdeu muitas de suas pastilhas e apresentou rachaduras estruturais. A restauração utilizou pastilhas da mesma época de sua construção.
O monumento faz parte do projeto do arquiteto modernista mineiro Arthur Arcuri para a comemoração do centenário da cidade, em 1950.
As atenções se voltaram para o monumento a partir do trabalho do jornalista Jorge Sanglard, que denunciou vandalismos e localizou documentos originais sobre o mural.
O processo de reversão da situação começou em dezembro de 1996, quando o mural foi declarado patrimônio histórico da cidade. A restauração começou em 1997 e, além de consolidar a estrutura do monumento, removeu intervenções anteriores (remendos com cimento), retirou manchas e microorganismos, consolidou os revestimentos e recolocou as pastilhas que faltavam. (CF)

Texto Anterior: Eventos: Festivais de inverno agitam Minas
Próximo Texto: Show: 15 mil vão a festa do Descobrimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.