São Paulo, Sexta-feira, 17 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÓPERA

Sesc traz ária inédita de Gomes


JOÃO BATISTA NATALI
da Reportagem Local

A série de concertos com que o Sesc Ipiranga procura sintetizar cinco séculos de música erudita no Brasil prossegue hoje e amanhã, com um programa dedicado a Antônio Carlos Gomes (1836-1896).
E desta vez com uma novidade de peso: a apresentação de uma ária para mezzo-soprano, inédita, encontrada nos arquivos pessoais do compositor.
A descoberta das duas folhas com a enigmática "Ária de Teresa" ocorreu há seis anos, sem que até agora se saiba ao certo se Teresa é o nome de um personagem de algum drama esboçado ou o título de uma ópera que Gomes comporia.
A soprano Niza de Castro Tank, que participará do concerto de hoje, foi quem encontrou a ária, em italiano, ao revirar as pastas do Museu Carlos Gomes, em Campinas (SP), em companhia do maestro Luís Aguiar.
Ao lado do nome de Teresa, há a menção "Ato 3º", o que complica mais as pistas para que se saiba do que se trata.
A peça será cantada hoje e amanhã por Regina Elena Mesquita, num programa que também trará a soprano Rosana Lamosa, o tenor Fernando Portari e o barítono Sandro Bodilon. Serão todos acompanhados ao piano por Achile Picchi.
Outra novidade poucas vezes interpretada é o "Canto de Verônica", que Carlos Gomes, provavelmente com 16 ou 17 anos, compôs para voz desacompanhada e para ser entoado durante a procissão de Sexta-Feira Santa.
Quem o cantará será Niza Tank, que em 1974 interpretou o papel de Cecília, de "Il Guarany", em Nápoles e Palermo, já cantou na Rússia, na Alemanha e em Israel, e é hoje professora de canto da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O espetáculo do Sesc Ipiranga trará ainda árias das óperas "Joana de Flandres", "Salvador Rosa", "Fosca" e "Il Guarany", além do oratório "Colombo", escrito pelo compositor depois de sua volta ao Brasil -ele foi um dos sucessores oficiosos de Giuseppe Verdi e morou muito tempo em Milão. Há ainda peças bastante populares, como "Quem Sabe".
A série do Sesc Ipiranga foi aberta em abril último e deverá prosseguir com programas mensais até abril do ano que vem. Ela tem como curadora a pianista Marina Brandão

Concerto: Projeto Brasil 500 Anos -Música e História
Compositor: Carlos Gomes
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Onde: Sesc Ipiranga, Rua Bom Pastor; tel. 011/xx/3340-2000
Ingresso: grátis, a ser retirado a partir das 19h30 no dia do concerto


Texto Anterior: Música: Paulinho Moska mostra sua renovação
Próximo Texto: Crítica: Compositor começa a sacudir alguma poeira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.