São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com público fraco, novo filme de padre Marcelo tropeça na estréia

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Falhou. A estréia de "Irmãos de Fé", segundo longa-metragem estrelado pelo padre Marcelo Rossi, não alcançou nem a metade da performance do lançamento de "Maria - Mãe do Filho de Deus", seu filme de estréia, em 2003. Ambos têm direção de Moacyr Góes.
Em seus três primeiros dias de exibição (de sexta a domingo passados), "Irmãos de Fé" foi visto por 73,4 mil pessoas. "Indiscutivelmente, não começou nada bem", diz Rodrigo Saturnino, diretor da Columbia, distribuidora dos dois títulos do padre.

Média
O resultado é modesto sobretudo quando se considera a média de espectadores por cópia do filme em cartaz -243 pessoas, de acordo com dados do boletim Filme B. No caso de "Maria - Mãe do Filho de Deus", essa cifra foi de 504 espectadores por cópia.
"Irmãos de Fé" estreou em 302 cinemas no país, volume dos lançamentos de grande porte. Com metade desse número (152 cópias), "Cazuza - O Tempo Não Pára", também distribuído pela Columbia, fez 294 mil espectadores no fim de semana de estréia. Na história recente, o melhor desempenho de estréia de um título nacional pertence a "Carandiru", de Hector Babenco: 468 mil espectadores, com 247 cópias.
Acreditando na possibilidade de recuperação do filme com a freqüência dos dias úteis, Saturnino diz que "é cedo" para fazer um prognóstico do resultado final de "Irmãos de Fé", mas afirma que se chegar à metade do público total de "Maria - Mãe do Filho de Deus", que foi de 2,3 milhões de espectadores, "está bom".

Tema
O distribuidor acha prematuro analisar as razões do fraco desempenho do longa, mas diz que "o tema Maria é muito mais popular do que o tema irmãos de fé", embora não esperasse "que o resultado fosse a metade do outro".
O vice-líder de público neste ano no Brasil é "A Paixão de Cristo", em que o diretor Mel Gibson trata com crueza do padecimento de Jesus nos momentos anteriores à sua crucificação. Distribuído pela Fox, "A Paixão de Cristo" (6,8 milhões de espectadores) só perde para "Homem-Aranha 2" (7,7 milhões), da Columbia.
Lançado simultaneamente a "Irmãos de Fé", o longa nacional "Redentor", de Cláudio Torres, registrou 49,2 mil espectadores em seu primeiro fim de semana. A média de espectadores por cópia (81 no total) foi de 603.


Texto Anterior: "Cama de Gato": Assista, nem que seja para ficar com raiva
Próximo Texto: Major revela dados de sua receita no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.