UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO/CRÍTICA

Artista assume riscos em CD pouco coeso

DA REPORTAGEM LOCAL

De início, não é menos que glorioso poder contar com a presença musical de Angela Maria, ativa e atuante no alto de seus 75 anos. Se cantoras de idade um pouco maior ou menor que a dela (Marlene, Emilinha Borba, Doris Monteiro) foram reduzindo suas atividades à luz de muitos percalços, Angela volta e meia retorna como defensora de raça da "época de ouro" da música brasileira.
Dito isso, "Disco de Ouro" é um disco de Angela Maria à moda clássica. Embora os arranjos sejam ligeiramente mais leves e contemporâneos que seu hábito, predomina o ambiente de samba-canção, de bolero, de dor-de-cotovelo, da melancolia altiva de que a artista crivou a MPB.
O estranhamento decorre do fato de esse substrato de fossa servir a canções bem mais jovens que Angela -por exemplo, "Oceano", de Djavan, "Sozinho", de Peninha, "Faz Parte do Meu Show", de Cazuza e Renato Ladeira.
Não adianta colocar reparo nas escolhas surradas -Angela sempre gostou do óbvio, do ululante, do que se comunica diretamente com o grande público. Essas músicas são o próprio projeto da cantora de clássicos que hoje se chamariam de pop, como "Babalu" e "Tango para Tereza".
Mesmo assim, é fácil ouvir como uma série de colisões o encontro de águas entre o vozeirão e a ortodoxia de samba-canção de Angela, a modernidade pop da MPB (nem essa tão moderna assim hoje em dia) e jovens produtores musicais.
Misturar épocas e gêneros musicais é um risco, e Angela paga o preço de assumir esse risco. "Disco de Ouro" está longe de ser seu trabalho mais coeso ou inspirado. Mas correr riscos após trajetória tão longa é ousadia para poucos. Bom-dia, senhora Angela Maria.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Disco de Ouro
   Artista: Angela Maria Lançamento: Lua Discos/MCD Quanto: R$ 28, em média


Texto Anterior: Música - "Disco de ouro": Angela Maria, 75, canta MPB de Cartola a Cazuza
Próximo Texto: Ruído: Shows raros de 1975 sairão em CD em 2004
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.