UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Shows raros de 1975 sairão em CD em 2004

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Estão vendidas as raríssimas fitas de registro dos shows que o músico Guarabyra coordenou em 75, com nove entre dez estrelas da MPB de então.
Inéditas, as cerca de 20 horas de gravação foram adquiridas pela Academia Paulista dos Magistrados, atuante na defesa da propriedade intelectual, e pela gravadora independente Dabliú, do compositor e advogado especializado em direitos autorais José Carlos Costa Netto.
A idéia é lançar o material em CD ressaltando o caráter político que os shows tiveram em 75 -tratava-se de uma mobilização da classe artística em prol da questão dos direitos autorais.
O material contém raridades como releituras de sambas de Assis Valente por Caetano Veloso. Guarabyra, que ficou encarregado da recuperação das fitas, acaba de redescobrir também dois duetos inesperados: de João Bosco com Marlene e de Beth Carvalho com Sérgio Ricardo.
"Há mais gente do que eu imaginava, até Sá & Guarabyra. Não lembrava de ter participado", diverte-se Guarabyra, diretor dos shows. A data esperada para lançamento é março de 2004, se concretizadas as autorizações das dezenas de participantes.

ELETRO-ELZA
Já gravado, o novo disco de Elza Soares tem produção de Arthur Joly, 26, do projeto eletrônico Mugomango. Elza canta variedades como "Computadores Fazem Arte" (mangue beat de Fred Zero Quatro), "Volta por Cima" (de Paulo Vanzolini), "Opinião" (Zé Keti), "Lata d'Água" (clássico com Marlene) e a inédita "Concórdia", composta por Nando Reis e cantada pelos dois em duo. O CD sai em novembro, pelo selo independente Reco-Head, de Arthur Joly.


COM TRADIÇÃO
O disco de Elza com o Mugomango é o segundo encontro de gerações ocorrido em julho passado, no festival indie "Com:Tradição", a virar disco. O embate musical entre a veterana Maria Alcina e o grupo eletrônico Bojo também já está gravado em CD que deve sair também neste ano.

CONSTRUÇÃO
"O Silêncio que Antecede o Esporro", primeiro disco do grupo carioca O Rappa após a saída do ex-líder Marcelo Yuka, pagará tributo à MPB e ao samba. Com lançamento previsto para novembro, trará releituras de "Deus lhe Pague" (lançada por Chico Buarque no álbum "Construção", de 71) e de "Maneiras" (antes gravada por Zeca Pagodinho, que participa da releitura).

psanches@folhasp.com.br

Texto Anterior: Disco/crítica: Artista assume riscos em CD pouco coeso
Próximo Texto: Não lançamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.