São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"É Tudo Verdade" é fruto da visita de Welles ao Brasil

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Telecine Cult está anunciando "É Tudo Verdade" (16h30) como "Nem Tudo É Verdade". A confusão não seria problemática, caso neste mesmo período o Canal Brasil não estivesse apresentando este último, que é um filme de Rogério Sganzerla sobre a passagem de Orson Welles no Brasil.
Não importa: "It's All True" ou "É Tudo Verdade" é o que resultou do trabalho de reconstituição do filme feito por Orson Welles no Brasil e que permaneceu inteiramente inédito até 1993.
Trabalho notável de Bill Krohm, Myronb Meisel e Richard Wilson, por um lado, já que reencontraram o material enfurnado pela RKO em 1942 e dado por perdido e o reconstituíram na medida do possível, conforme as indicações de Orson Welles.
E, ao mesmo tempo, um trabalho notável de Welles. O que resta, em particular o episódio dos jangadeiros, dá conta de algo absolutamente invulgar em todos os sentidos que se queira questionar.


Texto Anterior: Animação: Programa leva ironia infantil ao morro
Próximo Texto: Menino Maluquinho vira símbolo da TVE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.