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DOCUMENTÁRIO
Filme analisa o Brasil inventado pela bola
MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Quando um país realmente começa? Em que momento uma
multidão se reconhece como uma
nação, minimamente costurada?
"Garrincha, Alegria do Povo",
que o Canal Brasil exibe hoje, é
um sincero esforço de entender
por que isso aqui virou Brasil.
É provável que os únicos rituais
folclóricos que se repetem em todo o país sejam as festas de Copa
do Mundo. Quando, a cada quatro anos, os brasileiros vestem
roupas amarelas e verdes, se reúnem em torno de um televisor e
acompanham a recriação do "mito" da seleção brasileira.
O mito conta que 11 magos imbatíveis vingaram o dia em que
uma tribo vizinha profanou o
templo erigido aos deuses do futebol em 1950, no bairro do Maracanã. Estava inventado o Uruguai.
A história da vingança é mais
descrita pelos milagres de Pelé, o
messias negro, de corpo perfeito e
talhado para o futebol. Mas, se havia imperfeição entre os 11, seu
nome era Garrincha (1933-1983).
Era subnutrido, torto das duas
pernas, alcoólatra, gordinho e inculto. E mesmo assim, figura fundamental dessa lenda.
Que não se espere do filme de
Joaquim Pedro de Andrade a
opulência e a obsessão de "Pelé
Eterno" (2004). Com raras intervenções do narrador, a fita se
preocupa pouco com a biografia
-foi feito em 1963, quando Garrincha viveu seu apogeu.
Prefere entender o fenômeno
sociológico do futebol no Brasil a
partir da figura de um ídolo da
época. Pintado como um Carlitos
no texto, Garrincha vira aquele
arquétipo do brasileiro ingênuo,
que se impõe pelo talento nato.
Há em "Alegria do Povo" essa
intenção de elucidar o Brasil que a
bola inventou, fazendo excluídos
ascender, criando celebridades e
elegendo políticos.
Independentemente das divagações, o filme faz jus a um dos
brasileiros que deram a outros algo de que se orgulhar. Nos closes
dos rostos que o vêem no Maracanã, há um povo com inúmeras necessidades. Com apenas um drible, Garrincha satisfazia a de sorrir.
GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO.
Filme da sessão "É Tudo Verdade".
Quando: hoje, às 22h40, no Canal Brasil.
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