UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
POÇÃO
Pouca gente conhece o lado química da arquiteta e decoradora Brunete Fraccaroli. Ela, que assumiu o laboratório da família recentemente, já ajudou a criar essências e aromas, como o da bala Frumello nacional, quase igual ao da bebida ice recém-lançada pelo amigo João Paulo Diniz

Tostão

O sucesso do filme "Cidade de Deus" ainda não causou impacto no bolso do diretor Fernando Meirelles. Sua produtora, a O2, investiu R$ 8,7 milhões no filme. Com a venda dos direitos de exibição para a Miramax e para o Canal Plus, pagou os custos de comercialização. Achou então que, com uma bilheteria de 3 milhões de espectadores, ia começar a encher o bolso. Que nada.
 
Pelos contratos que Meirelles firmou antes do lançamento do filme, 50% de cada entrada de cinema vai para o exibidor; 25% do que sobrou, para um agente de vendas; 15%, para a distribuidora. Paga-se então o que já foi gasto com cópias, publicidade, viagens e festas de promoção, assessorias de imprensa, advogados, auditores e impostos. Sobrou algum? Pois, quanto mais público, mais o distribuidor quer gastar em propaganda. Meirelles já perdeu as ilusões.

PESCA
O ministro Gilberto Gil, da Cultura, vai convidar o artista plástico José Roberto Aguilar para assumir a representação do Ministério da Cultura em São Paulo.

ESPERANÇA
Depois de conversar com a direção da Volkswagen, na Alemanha, e com o governo daquele país, o ministro do Trabalho, Jaques Wagner, dá como certo: a empresa anunciará nas próximas semanas que vai fabricar em São Bernardo o próximo lançamento mundial de um automóvel da família Polo. A cidade brasileira disputa com várias outras do mundo. A Volkswagen do Brasil diz que nada está definido.

LINHA
A Petrobras e a petroquímica Braskem, dos grupos Odebrecht e Mariani, estão negociando a ampliação do crédito de R$ 580 milhões de que a empresa dispõe, junto à estatal, para a compra de nafta. A Petrobras, que fornece 70% do produto consumido pela empresa, explica o caso de forma simplificada: é como se o "cheque especial" da Braskem tivesse estourado, e precisasse ser ampliado.
 
José Carlos Grubisich, presidente da Braskem, não gosta da expressão, que acha imprecisa. Ele diz que se trata de uma linha de crédito rotativo que precisa ser adaptada em função da alta, em dólar, do preço da nafta. Ele não confirma o valor do crédito nem a renegociação.

TCHÊ
Vai ser em São Paulo a maior exposição já feita sobre o artista gaúcho Iberê Camargo. Com 150 peças, contará a trajetória do artista desde os primeiros trabalhos, nos anos 40, até sua morte, em 1994. A mostra, organizada pela Fundação Iberê Camargo, do Rio Grande do Sul, acontecerá na Pinacoteca, em junho.

CARTA NOBRE
A "Confraria do Amarante", liderada por José Albano do Amarante, comemorou na sexta-feira 20 anos de existência. Seus titulares -entre eles, Belarmino Iglesias Filho, do Rubayat, e Affonso Hennel, da Semp-Toshiba- abriram a noite, no restaurante Eau, com um Château Laville Haut-Brion 95, branco, e encerraram com um Château Pétrus 82. De sobremesa, um Château d'Yquem 83.

O AMOR É LINDO
A advogada Juliana Brizola , que ano passado esteve cotada para posar nua na "Playboy", vai deixar seu emprego no departamento jurídico do PDT em Porto Alegre para se casar. O eleito da neta de Leonel Brizola é o namorado Paulo, que é técnico em computação e foi transferido pra Florianópolis.

QUEM, EU?
Roman Polanski pode ser preso nos EUA se decidir comparecer à festa de entrega do Oscar. Ele concorre como melhor diretor por "O Pianista". Em 77, Polanski deixou os EUA acusado de ter feito sexo com uma garota de 13 anos. Estava em "observação psiquiátrica" e é considerado fugitivo. "Ele não vai escapar", declarou a promotoria de Los Angeles ao "USA Today".

TERRA EM TRANSE O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), reviu "Deus e o Diabo na Terra do Sol", clássico de Glauber Rocha relançado em DVD, e chegou a uma conclusão originalíssima: está convicto de que o cineasta não era de esquerda.

bergamo@folhasp.com.br

COM ALVARO LEME, CLEO GUIMARÃES E SILVANA ARANTES

CURTO-CIRCUITO

Começa hoje a exposição "Abitare Itália 2003", com curadoria de Maria Helena Estrada, no Instituto Tomie Ohtake, às 19h.
O livro "Tudo Vai Dar Certo", de Cesar Romão, será lançado hoje, às 18h, na livraria Siciliano do shopping Iguatemi.
É com coquetel a abertura da exposição "Tête a Tête", de Dominique Borromei, hoje, na Arvani Galeria de Arte, às 20h.
É hoje o lançamento do Movimento São Paulo Contra o Aumento de Impostos e Novas Taxas, da Ação Nacional pela Justiça Tributária, que acontece na Casa de Portugal, às 15h.
A revista TPM e e o portal de internet MSN promovem festa hoje para selar sua parceria recém-assinada, na Casa Pizza, às 21h.


Texto Anterior: "É um caos em que não se enxerga solução"
Próximo Texto: Crítica: Museu abafa experimentalismo do movimento Fluxus
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.