São Paulo, segunda, 18 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Los Angeles - Cidade Proibida

MARIANE MORISAWA
da Redação

"Los Angeles - Cidade Proibida", de Curtis Hanson, disseca o que havia -e há- por trás dos cabelos platinados e dos carrões na cidade que abriga a meca do cinema mundial.
O filme arrebatou vários prêmios da crítica e recebeu nove indicações ao Oscar deste ano -levou duas estatuetas, a de melhor atriz coadjuvante, para Kim Basinger, e a de melhor roteiro adaptado.
De clima noir, "Los Angeles - Cidade Proibida" mostra o difícil relacionamento de três detetives do Departamento de Polícia de Los Angeles.
Bud White (Russel Crowe) é daqueles durões que procuram justiça a qualquer custo -nem que seja preciso forjar uma prova aqui e torturar ali.
Logo entra em atrito com Ed Exley (Guy Pearce), filho de um lendário policial, mas mauricinho, CDF, carreirista e sem experiência em ação -por conta disso, é ridicularizado pelos colegas de profissão.
Já Jack Vincennes (Kevin Spacey) é um tira vaidoso que tem um acordo com Sid Hudgens (Danny DeVito), inescrupuloso editor de uma revista de fofocas -quando Vincennes vai dar um flagra em alguma personalidade, avisa Sid, que cobre tudo, com exclusividade.
Ao investigar um assassinato múltiplo, os policiais deparam com a mesma pista, que leva a uma casa de prostituição de luxo que pode servir de fachada para negócios ainda mais ilícitos.
O durão Bud logo se revela um coração-mole quando o assunto é mulher -ao contrário do que aplica aos supostos bandidos, não admite maus-tratos a nenhuma, por mais desprezível que seja.
Não demora para ele se envolver com a linda e misteriosa Lynn Bracken (Kim Basinger, em desempenho surpreendente), sósia de Veronica Lake.
Também atraído pela bela mulher, o tímido Ed tentará de tudo para conquistá-la, aumentando as desavenças com Bud.
A trama, como em todo bom filme policial, é intricada. Na verdade, várias subtramas se intercalam: um massacre em uma loja de conveniências, o espancamento de um grupo de presos na delegacia, o estupro de uma garota de origem mexicana por um grupo de negros, a morte de um policial corrupto.
Curtis Hanson ("A Mão Que Balança o Berço", "Rio Selvagem"), que assume ser um daqueles diretores contratados -sem projetos próprios-, consegue dar relevo aos personagens, bastante bem construídos, e extrair boas atuações de seu elenco.
Recupera ainda aquele clima dos filmes noir das décadas de 40 e 50, elucidando os bastidores de uma cidade dirigida pela indústria cinematográfica, de sonhos -e que, na verdade, se mostra podre, por dentro.

Filme: Los Angeles - Cidade Proibida Produção: EUA, 1997, 138 min Direção: Curtis Hanson Com: Guy Pearce, Russel Crowe, Kim Basinger, Kevin Spacey, Danny DeVito, James Cromwell Lançamento: Warner (011/820-6777)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.