São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os Trapalhões e o monstro do Egito

LÚCIO RIBEIRO
Editor interino da Ilustrada

O blockbuster norte-americano que estréia hoje no Brasil se chama "A Múmia", mas bem que poderia ter sido batizado de algo como "Os Trapalhões e o Monstro do Egito".
Hollywood deve ter feito uma imersão nas obras do nosso Didi Mocó para mexer no clássico do terror que já foi protagonizado por Boris Karloff, em 1932, e Peter Cushing e Christopher Lee, em 1959.
Mas o viés engraçado da superprodução passou longe do bobo mas eficaz humor pueril de Renato Aragão e amigos, teve efeitos especiais déja vù para um filme que custou quase US$ 80 milhões e muitas vezes descambou para o débil, maculando as obras que arrepiaram cabelos no passado.
A história é a clássica e boa de sempre. Brendan Fraser ("George, o Rei da Floresta") estrela o filme como um soldado da legião estrangeira francesa, que parte para uma exploração arqueológica atrás dos tesouros da mitológica cidade de Hamunaptra.
Fraser e um grupo de caçadores rival, guiados por um mapa antigo, encontram a tal cidade, que os livros dizem ser "guardada" por um ex-padre egípcio que foi mumificado vivo por matar um faraó.
Lógico, os atrapalhados caçadores vão acabar ressuscitando a Múmia do mundo dos mortos.
Mas a pretensão de fazer um "Indiana Jones" engraçado não funciona. É uma pena, mas esse "A Múmia" não arranca muitas risadas, como aspirava, nem assusta, como ensinaram os mestres Karloff, Cushing e Lee. Pior, nem se enquadra no gênero "bobagem esperta".
É um filme para ser enrolado em esparadrapo, enterrado no fundo de alguma pirâmide e não ser despertado jamais.


Avaliação:  


Filme: A Múmia
Produção: EUA, 1999
Direção: Stephen Sommers
Com: Brendan Fraser, Rachel Weisz, John Hannah
Quando: a partir de hoje nos cines Astor, Center Iguatemi 3, Center Penha 1 e 2, Eldorado 4 e 5, Extra Anchieta 4, 5 e 6, Ipiranga 1, Raposo Shopping 2 e 6 e circuito


Texto Anterior: Não assisto horror, diz Fraser
Próximo Texto: Cinema - "Os Idiotas": Dogma oferece mais uma obra forte
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.