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Diretor já lançou outro filme e nova peça
da Equipe de Articulistas
David Mamet já lançou outro filme e uma nova peça depois da estréia de "A Trapaça" há um ano e
meio nos EUA. Ambos exploram
as contenções e convenções da Inglaterra vitoriana.
Parece uma ruptura e tanto. O
universo até aqui tido como tipicamente mametiano é o do vale-tudo
do capitalismo avançado. Suas tramas, nas telas até mais do que nos
palcos, avançam em sucessões de
reviravoltas, como no ritmo de
uma noitada de pôquer. Os diálogos são tensos, sintéticos, acelerados, ao limite da ambiguidade.
Mamet exercita-se agora nas artes do melodrama vitoriano à moda de Oscar Wilde ("A Importância de Ser Prudente"). As regras sociais exibiam então inédito rigor.
As boas maneiras ainda imperavam, exigindo compostura nos
modos e limpidez na linguagem.
"Boston Marriage" (Casamento
de Boston), a peça, e "O Cadete"
("The Winslow Boy"), o filme, parecem mostrar que o salto não é
tão grande.
O próprio Mamet nega o radicalismo da ruptura: "Estou sempre
procurando um herói". A linha de
continuidade, porém, parece mais
complexa.
Na América de hoje ou na Inglaterra da virada do século, seus personagens enfrentam cirandas de
fraudes e simulações, aqui vítimas,
ali manipuladores, não raro ambos
ao mesmo tempo.
Na nova peça, o centro da trama
é o salão do sobrado em que moram a aristocrática Anna (Felicity
Huffman) e sua jovem protegida,
Claire (Rebecca Pidgeon). "Boston
marriage" é um casal lésbico em
gíria antiga. Tudo gira, com muita
espirituosidade, em torno de perdas e conquistas, homo e heterossexuais.
Em "O Cadete", acompanha-se o
drama fundamentalmente de dentro de um escritório. Baseado na
peça homônima de Terence Rattigan, por sua vez extraída de um
episódio real ocorrido no início
deste século, o filme reconstitui os
dois anos de luta de uma família da
alta burguesia para limpar nos tribunais o nome de seu caçula, expulso da escola naval sob a acusação de roubo e falsificação.
A luta é pela honra -nada mais.
Mamet filma com visível nostalgia
um combate baseado em ideal assim tão nobre.
(AMIR LABAKI)
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