São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Ai, minha Santa Tecla

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

Já temos a quem rezar pelos downloads perdidos e amores virtuais sem remédio, agora que o obscuro santo Isidoro foi escolhido como padroeiro da Internet.
Sempre quis saber como se escolhiam santos para isso e aquilo. Os padroeiros mais antigos não me preocupam, parecem sempre tão adequados. Como Fra Angelico, para a pintura, ou São Francisco, para as aves. Mas depois há Santa Verônica, para a fotografia, e Santa Clara, para a televisão, e agora Santo Isidoro.
A julgar pelo último, um pouco de licença poética, de boa vontade e de reconstrução póstuma ajudam na hora de casar as santas figuras medievais com coisas prosaicas como TVs e computadores.
Santo Isidoro (556-636), por exemplo, escreveu uma espécie de dicionário em 20 volumes, chamado "Etymologies". Tinha uma estrutura em forma de árvore, algo próximo a um banco de dados.
Ele deve estar mais do que oficializado, já que foi incluído até na lista de santos e santas da Arquidiocese de São Paulo (www.arquidiocese-sp.org.br/curiosidades/santo-profissao.htm).
Vinham também da Espanha dois concorrentes de Santo Isidoro. San Pedro Regalado foi o primeiro proposto para a vaga. Mesmo tendo perdido, figura numa página como "Patrón de los Internautas" (www.dirtecdirac.com/san-pedro/index.htm). O motivo? Foi visto em dois lugares ao mesmo tempo, sendo, portanto, ubíquo como a rede de computadores.
Mas minha preferida até agora é Santa Tecla, pobrezinha, que nem chegou a ser cogitada. Com esse nome e com um site-confessionário em catalão (www.antaviana.com/capella/)! Não há candidato melhor. Até porque, ao que tudo indica, Santa Tecla é virtual mesmo. Embora exista uma Santa Tecla, padroeira de Tarragona, no site se afirma que "qualquer semelhança com ela é produto de uma confusão lamentável".
Na próxima aflição, melhor apelar para ela: "Encomana a Santa Tecla tots aquells problemes informatics que t'impedeixen de navegar ambcondicions."

NOTA

Headphone
Direto de Florianópolis, Santa Catarina, o Headphone tem rock, pop, MPB e paradas de sucesso, em textos e notas diários (www.headphone.com.br).
Nando Pereira, 24, e Carlos André Silva, 25, colocaram no ar há apenas alguns dias o site, no qual trabalham nas horas vagas, mas já receberam uma proposta do provedor Matrix.
"Estamos fechando também um acordo com a SonicNet (www.sonicnet.com) para reproduzir material deles", afirma Nando.

E-mail: ercilia@uol.com.br


Texto Anterior: Escritor une suspense policial a romance de idéias
Próximo Texto: DJs testam programa de MP3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.